Comunicação em Terahertz
Universidade de Tecnologia da China anunciou o lançamento do primeiro satélite do mundo para o desenvolvimento da tecnologia 6G. Poderá atingir velocidades 10 vezes superior ao 5G.

Por: Redação do Diário Causa Operária

A Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China comunicou nesta sexta (06) o lançamento do primeiro satélite do mundo para testes da tecnologia 6G para a comunicação móvel, partindo do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan.

O satélite que pesa 70 quilos estabelecerá um link de transceptor e realizará um teste de carga em terahertz, em um cenário de aplicação espacial. Será a primeira verificação técnica deste tipo de comunicação em terahertz testada no espaço, informou o professor Xu Yangsheng.

A tecnologia 6G, desenvolvida sob a comunicação em terahertz, tem a previsão de ser até 10 vezes mais rápida do que a tecnologia 5G, em sua aplicação terrestre e especial. O projeto com o satélite prevê também ampliar a capacidade de observações remotas e monitoramento de desastres naturais.

Enquanto a China avança na tecnologia de última geração, as disputas comerciais, principalmente com os EUA, seguem se aprofundando na implantação do 5G.

Send this to a friend