Causa Operária TV: “dia 15: ocupar Brasília pela candidatura de Lula”

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva attends the national congress of the Workers' Party with Senator Gleisi Hoffmann in Brasilia

Veja um trecho da Análise Política da Semana, da COTV, no Youtube. Nesse trecho, o companheiro Rui Costa Pimenta falou obre o tema “Dia 15: ocupar Brasília pela candidatura de Lula”:

“Nesse sentido, nós temos aí uma pálida iniciativa, duas pálidas iniciativas que a gente deve olhar com muito carinho nesse momento. A primeira delas, mais anunciada, mais desenvolvida, é o chamado do PT para que se faça uma grande manifestação do registro da candidatura do Lula. Então nós temos que, desde já, isso aí seria no dia 15 de agosto, ou seja daqui há um mês, nós temos que organizar uma manifestação monstro. Aproveitar essa oportunidade que a direção do PT está chamando.

Não temos que ficar aí na dependência do PT para fazer essa manifestação porque nós vimos o que aconteceu nas manifestações anteriores em que se ficou na expectativa de que o PT e a CUT levassem um monte de gente para rua e acabou que eles não levaram ninguém. Nós temos que apelar aos comitês e aos militantes para fazer um verdadeiro ato de massas nesse dia aí. Tem que pressionar o sindicato A ou B e o deputado para pagar um ônibus tem, mas não tem que confiar que isso aí vai acontecer.

Tem que ser um movimento de auto-organização, de auxílio mútuo, onde você organiza o pessoal ali no chão, na base, alugo ônibus e vai. A inscrição da candidatura do Lula é em Brasília né no TSE, no Tribunal Superior Eleitoral. Isso significa que nós temos que fazer um grande ato em Brasília, ocupar o TSE. Não tem que ficar com aquele negócio de mandar dois caras lá. Tem que mandar e que entrar lá dentro com uma multidão e mostrar que a candidatura do Lula está aí. Eles querem passar por cima e pisotear os direitos dele, que são os nossos direitos também. Tudo bem. Mas nós vamos cobrar um preço alto por essa política de antidemocrática e ditatorial.”

Não perca o programa análise política da semana, todos os sábados, a partir das 11h30, ao vivo, no canal COTV, do Youtube.