Menu da Rede

Dia 18, voltar às ruas por Fora Bolsonaro e todos os golpistas

JCO

Causa Operária: “Direita quer dominar e derrotar manifestações”

A edição n°1167 do JCO leva ao leitor assuntos da política nacional e internacional do ponto de vista de uma análise marxista, além de outros temas diversos

Capa do JCO N°1167 – Foto: Arquivo DCO

Já é possível adquirir a edição n° 1167 do Jornal Causa Operária! Criado em 1979 e com edições semanais, o JCO, contando com seus 42 anos de existência, é o jornal mais antigo da esquerda brasileira. Suas páginas reúnem diversos artigos sobre política nacional, internacional, cultura, história e diversos outros temas, tudo isso sob uma análise marxista dos acontecimentos.

Direita quer dominar as manifestações

A manchete da edição do JCO desta semana chama atenção do leitor para as manobras da direita frente ao crescimento das mobilizações do povo. Além da tentativa da imprensa burguesa de afirmar por diversas vezes que a esquerda precisaria abandonar o vermelho e adotar o verde e o amarelo, elementos direitistas como o MBL, Joice Hasselmann e Alexandre Frota foram convidados pela esquerda pequeno-burguesa para formar uma espécie de “frente ampla” para a assinatura de um “super pedido de impeachment” que se somaria às dezenas de outros pedidos — uma tentativa de esvaziar as pautas da manifestação e de desmobilizar a população, colocando a questão da derrubada de Bolsonaro nas mãos da burguesia.

Organizar e mobilizar

Outra questão abordada nesta edição é a necessidade de organização da esquerda. Os sindicatos devem reabrir, as organizações estudantis devem se mexer e a esquerda deve ir aos bairros operários e às favelas para mobilizar os trabalhadores e o povo pobre e oprimido, fazendo com que estas pessoas compareçam aos atos, levando suas reivindicações às ruas e demonstrando sua indignação com o governo Bolsonaro e toda sua corja.

Além disto, o JCO chama atenção para a necessidade de organização desta população por meio dos comitês de luta, já presentes em todos os cantos do país e até mesmo no exterior. O desenvolvimento das mobilizações e as ações tomadas a partir destas demonstraram que o Partido da Causa Operária (PCO) é o único partido que tem uma diretriz para a situação política e, portanto, não irá se calar diante das tentativas de sabotagem da direita e das manobras da esquerda pequeno-burguesa

Privatizações

As mobilizações, que tiveram como principal palavra de ordem o “Fora Bolsonaro”, também trouxeram diversos outros assuntos de suma importância para a classe trabalhadora, entre elas, a questão da privatização das empresas estatais atualmente em curso no Brasil. Um exemplo claro disso é a própria Eletrobras, a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina, que está à beira da privatização. O JCO enfatiza a necessidade da organização de uma greve geral dos eletricitários e de todas as outras categorias necessárias para barrar as privatizações.

Biden, o senhor da guerra…

Em sua seção internacional, o JCO aborda diversos assuntos de interesse da luta dos trabalhadores. Mesta edição o destaque principal vai para a guerra travada por Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, contra sua própria população por meio das “ações contra o terrorismo doméstico”, desta vez sobretudo no âmbito da internet.

Em nome do “combate ao terrorismo/extremismo”, o “democrata Biden” acentua as medidas de repressão tanto por meio da polícia quanto por meio dos grandes monopólios da tecnologia. Essas medidas se voltarão contra a esquerda e a população em geral, evidenciando ainda mais a ditadura norte-americana não apenas nos países onde este procura aplicar seus anseios imperialistas, mas também em seu próprio país.

… e muito mais!

Em homenagem aos 150 anos da morte de Castro Alves, o caderno cultural do JCO desta semana conta uma breve história sobre o poeta baiano e demonstra sua relação com a abolição da escravidão no Brasil. Além disso, na seção de história, é possível ler sobre a campanha das “Diretas Já” e as importantes lições aprendidas neste período histórico ocorrido no final da Ditadura Militar brasileira. No âmbito dos esportes, é também abordada a questão da criação de uma “liga paralela” a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a relação desta com os capitalistas do futebol, indicando a tentativa de implementação dos clube-empresas, um desejo dos monopólios imperialistas que tentam controlar o futebol brasileiro.

No JCO também é possível encontrar diversas colunas e artigos de opinião sobre os mais diversos assuntos. Além disso, nesta edição também é possível ter acesso a matérias exclusivas dos coletivos do PCO, como o coletivo de negros João Cândido, o coletivo de mulheres Rosa Luxemburgo e a Aliança da Juventude Revolucionária.

JCO Online

O JCO é tradicionalmente vendido pelos militantes do PCO em todo país, em atos ou em outras atividades de rua. Mas agora também contamos com a versão online do jornal, tendo o leitor a possibilidade de realizar assinatura e conferir todos os assuntos citados acima, além de muitos outros disponíveis nas edições semanais do JCO.

Com planos mensais, semestrais e anuais, a assinatura do JCO digital pode ser feita em jornal.causaoperaria.org.br/assinar/, sendo essa uma das melhores maneiras de acompanhar a política brasileira sob análise de uma visão marxista dos acontecimentos, além de ter a oportunidade de ajudar a imprensa operária de um partido revolucionário, o PCO.

A você que chegou até aqui,

agradecemos muito por depositar sua confiança no nosso jornalismo e aproveitamos para fazer um pequeno pedido.

O Diário Causa Operária atravessa um momento decisivo para o seu futuro. Vivemos tempos interessantes. Tempos de crise do capitalismo, de acirramento da luta de classes, de polarização política e social. Tempos de pandemia e de política genocida. Tempos de golpe de Estado e de rebelião popular. Tempos em que o fascismo levanta a cabeça e a esquerda revolucionária se desenvolve a olhos vistos. Não é exagero dizer que estamos na antessala de uma luta aberta entre a revolução e a contrarrevolução. 

A burguesia já pressentiu o perigo. As revoltas populares no Equador, na Bolívia e na Colômbia mostraram para onde o continente caminha. Além da repressão pura e simples, uma das armas fundamentais dos grandes capitalistas na luta contra os operários e o povo é a desinformação, a confusão, a falsificação e manipulação dos fatos, quando não a mentira nua e crua. Neste exato momento mesmo, a burguesia se esforça para confundir o panorama diante do início das mobilizações de rua contra Bolsonaro e todos os golpistas. Seus esforços se dirigem a apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe, substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular. O Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra a burguesia, sua política e suas manobras. 

Diferentemente de outros portais, mesmo os progressistas, você não verá anúncios pagos aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos de maneira intransigente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Trabalhamos dia e noite para que o DCO cresça, se desenvolva e seja lido pelas amplas massas da população. A independência em relação à burguesia é condição para o sucesso desta empreitada. Mas o apoio financeiro daqueles que entendem a necessidade de uma imprensa vermelha, revolucionária e operária, também o é.  

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com valores a partir R$ 20,00. Obrigado.

SitesPrincipais
24h a serviço dos trabalhadores

DCO

O jornal da classe operária
Sites Especiais
Blogues
Movimentos
Acabar com a escravidão de fato, não só em palavras
Cultura

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.