Siga o DCO nas redes sociais

Catástrofe golpista: inflação foi de 0,75% em março
feijao
feijao

Da redação – A inflação em março ficou acima das expectativas do mercado financeiro, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegando a 0,75%. Foi um salto de 3,89% em fevereiro para 4,59% em março, ficando acima da meta fixada pelo governo golpista, que é de 4,25%.

O que mais aumentou foi a alimentação e os transportes, consequência da política de preços dos golpistas na Petrobrás, que deixou o preço da gasolina flutuar de acordo com a variação do petróleo no mercado internacional. Além disso, itens como o feijão tiveram uma forte alta (12,98%).

Dessa vez, no entanto, a imprensa burguesa não ataca o governo como fez na época em que o tomate aumentou durante o governo de Dilma Rousseff, que sofria uma campanha golpista. Se naquela ocasião esse fato foi usado para pressionar o governo a abandonar subsídios que ajudavam a população, dessa vez a imprensa descobriu que o mau tempo influencia o preço de produtos agrícolas. Já para o preço da gasolina, não existe nenhuma explicação, pois esse é resultado direto da política de preços defendida pelos capitalistas.

O resultado da inflação é especialmente desastroso diante do fato de que o governo leva adiante uma política recessiva. Destroem a atividade econômica e jogam milhões no desemprego para controlar a inflação e contentar os especuladores financeiros, mas até esse resultado está ameaçado, como mostrou a surpreendente inflação de março.