Siga o DCO nas redes sociais

Envenenamento da população
Carne de boi e outros alimentos serão afetados com a venda da Fafen-PR
Com a demissão dos mais de mil trabalhadores da Fafen, ha um risco de envenenamento com a contaminação da carne por formol
entrada da fafen-pr - 11-02-2020
Envenenamento da população
Carne de boi e outros alimentos serão afetados com a venda da Fafen-PR
Com a demissão dos mais de mil trabalhadores da Fafen, ha um risco de envenenamento com a contaminação da carne por formol
Faixa contra a privatização da Petrobras. Fonte: FUP.
entrada da fafen-pr - 11-02-2020
Faixa contra a privatização da Petrobras. Fonte: FUP.

O governo golpista do fascista Jair Bolsonaro quer, com o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR) do Paraná, não só a demissão de mais de mil trabalhadores, mas também, o fechamento da única empresa de produção de uréia fertilizante no Brasil, nesta circunstância, o país será totalmente dependente de importações, a custos muito mais elevados.

Conforme artigo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em 16 de janeiro de 2020, inaugurada em 1982, a Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR) tem capacidade de produção diária de 1.975 toneladas de ureia, 1.303 toneladas de amônia e 450 metros cúbicos de ARLA 32. A planta produz ainda 200 toneladas por dia de CO2, além de 75 toneladas de carbono peletizado e seis toneladas de enxofre.

A dependência da importação de ureia

Como quarta maior consumidora de fertilizantes do mundo, a economia brasileira, com o desmonte promovido pela gestão da Petrobras, ficará ainda mais dependente das importações, o que compromete a soberania alimentar.

Como já observamos e sentimos no bolso, no segundo semestre do ano de 2019, onde os preços de produtos alimentícios tiveram seus preços elevados a percentuais muito acima da inflação manipulada pelo governo, chegando a superar os 60% e, um desses produtos foi a carne que foi a 80% entre os meses de outubro, novembro e dezembro, com a venda da Fafen-PR há uma expectativa de elevação de preço, ainda maior para esse produto, já houve o fechamento de duas unidades da Fafen na Bahia e no Sergipe.

O motivo está ligado à produção de ureia. A ureia, conforme sitio de Beef Point, serve como um importante complemento alimentar, principalmente em período de seca: “Com a entrada do período seco, a suplementação de animais a pasto e o confinamento para terminação são estratégias fundamentais para melhorar a eficiência dos sistemas de produção. Entretanto estas estratégias caracterizam-se por altos custos em função dos insumos utilizados na alimentação dos animais, principalmente no que se refere as fontes protéicas. Em ambos os casos a ureia é uma importante fonte alimentar em equivalência protéica”.

“A ureia é amplamente utilizada na formulação de dietas para bovinos de corte e leite com dois objetivos primordiais, o primeiro é a redução de custos pela substituição parcial de fontes protéicas vegetais, e em segundo fornecer quantidade adequadas de proteína degradável no rúmen, para melhor eficiência de digestão da fibra e síntese de proteína microbiana”.

Com a falta da ureia, produzida no próprio país e, com o fechamento da única indústria fabricante desse produto nacionalmente, a dependência da importação desse produto será de 100%.

Contaminação da carne por formol

Com essa situação de ter que adquirir ureia de fora do país, com preços bem maiores do que o que era produzido no Brasil, os produtores venham a se utilizar ureia agrícola, que contem em sua formulação o formol, que representa um enorme perigo à saúde do ser humano.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o formol é considerado uma substância cancerígena para humanos, enquadrando-se no grupo um, ou seja, com fortes evidências de carcinogênese em humanos e em animais.

O governo do fascista Jair Bolsonaro, o banqueiro Paulo Guedes querem de uma forma ou de outra, não só a demissão dos trabalhadores, a entrega das estatais para o imperialismo, mas também envenenar o conjunto da população, qualquer semelhança com o período do nazismo, não é mera coincidência.