Carnaval contra o golpe: Ala dos Operários saiu na rua junto com o cordão carnavalesco Kolombolo Diá Piratininga

WhatsApp Image 2019-02-24 at 10.30.45 (1)

Pelo terceiro ano consecutivo, o PCO organiza, em parceria com o Kolombolo Diá Piratininga, a Ala dos Operários no cortejo do cordão no carnaval de rua de São Paulo.

Esse ano, centenas de pessoas saíram no cordão, que é um dos mais tradicionais desde a retomada do carnaval de rua na capital paulista.Todos os anos é organizado um desfile com os mais diversos temas, resgatando a tradição dos antigos carnavais paulistanos. O tema abordado foi o Futebol de Várzea e a Batucada de Beira de Campo. Mostrando a importância do futebol para a formação do samba de São Paulo. O Kolombolo Diá Piratininga é um grêmio de resistência popular que visa a resgatar as raízes do samba e da cultura negra de São Paulo.

Os militantes e simpatizantes do PCO formaram a ala dos operários, levando palavras de ordem em defesa da Venezuela, contra Bolsonaro, pela Liberdade de Lula, contra a escola com fascismo, misturando a irreverência da festa mais popular do País com as reivindicações do povo.

O cortejo saiu pelas ruas da Vila Madalena, um dos bairros mais tradicionais do carnaval e do samba de São Paulo. Durante o cortejo foram distribuídos cartazes com as mais diversas palavras de ordem e povo aderiu ao cortejo do Kolombolo e à ala dos operários, mostrando a enorme tendência que existe à mobilização contra o regime golpista e fraudulento de Jair Bolsonaro e a defesa da liberdade de Lula.

Além da Ala dos Operários, desfilaram também as porta-estandarte, o baliza, as rumbeiras, e a ala dos Marinheiros, que são as alas tradicionais dos antigos cordões carnavalescos que antecederam as escolas de samba de São Paulo.

A próxima atividade de carnaval do PCO em São Paulo será o baile à fantasia, no CCBP (Centro Cultural Benjamin Perét). Os convites já estão à venda. As atrações confirmadas para o baile são uma apresentação da banda Revolução Permanente (composta por militantes do PCO) e o grupo Pierrôs de Aninha, formada por músicos do Kolombolo Diá Piratinga, que vão apresentar sambas e marchinhas paulistas. O baile acontece no CCBP, na rua Serranos, 90, perto do metrô Saúde, a partir das 17 horas.

Ouça a marchinha deste ano, composta por Renato Dias, Lucas Laganaro e Maria Sobrinho:

Letra Carnaval Kolombolo 2019

E pra você que não viu
Meu galo é ponte e atravessa qualquer rio

Desde o tempo do União Operaria
Na Madalena com o futebol de várzea
E os batuqueiros pra fazer animação
Bandeira, Chuteira e Rojão

O sai da frenteSai da frente

Que eu quero ver
Que meu samba é paulista
E o meu time vai vencer

Sem querer encontrei na folia
O meu amor vestindo a fantasia
Que me fez camisa 10
Kolombolo é tradição
Num grito sufocado no meio da multidão

É gol
Que felicidade
Eu faço festa
O meu cordão é alegria da cidade