Capitalistas diminuem novamente projeção do crescimento do PIB
guedes-ccj-5
Capitalistas diminuem novamente projeção do crescimento do PIB
guedes-ccj-5

Foi divulgado nessa segunda-feira (26), um relatório “Focus”, do Banco Central, que reduz mais uma vez a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o relatório, de 0,83%, a expectativa agora é de 0,80% em 2019.

O relatório Focus, é emitido todas as segundas pelo Banco Central, baseado em pesquisas durante a semana precedente entre os principais agentes financeiros do país.

Conforme noticiado nesse diário toda semana, desde fevereiro que a expectativa do mercado para o PIB só cai. Em fevereiro era estimado um crescimento de 2,5% para o ano e desde então, semana após semana, não para de cair.

Para 2020, o mercado financeiro alterou a previsão de alta do PIB de 2,20% para 2,10%. No relatório desta segunda, a projeção para a alta da produção industrial de 2019 passou de 0,15% para 0,08%.

Embora as instituições financeiras não admitam, tudo indica um crescimento de 0% ou mesmo abaixo desse patamar, o que configuraria um quadro de depressão econômica. A situação é muito grave. É a economia de uma país que já foi considerado a 6º maior economia do mundo, indo para o buraco e a consequência disso é um país com quase 15 milhões de desempregados, cada vez mais pessoas em situação de miséria, sem saúde e sem educação.