Destruição do SUS é denunciada pela candidata ao senado pelo PCO de MG: “A população apresenta pioras no sistema de saúde”

ana paula

Da redação – A companheira Ana Alves, militante do Partido da Causa Operária (PCO) foi escolhida em Congresso Eleitoral como candidata ao senado em Minas Gerais, e, essa semana, foi entrevistada pelo”Mundo Politico”, programa da TV Assembléia, no dia 6 desse mês.

Perguntada sobre a proposta do Partido para a  melhoria do serviço público de saúde, respondeu:

“O partido propõe que a população tenha uma ingerência efetiva na saúde, por que, como você  [a entrevistadora] mesma disse, a população apresenta pioras no sistema de saúde. A população sabe dizer efetivamente o que deve ser mudado. E não é só de agora, desde sempre. E, desde sempre, entra legislação, sai legislação, o sistema ainda continua precário. Então, que a população tenha ingerência, que ela possa participar mais ativamente dessa mudança, que exista um sistema colegiado entre os funcionários, por exemplo, de um posto de saúde, como você citou, de um posto de saúde e a população que é atendida, por exemplo, no entorno imediato do bairro em que está o posto de saúde, só um exemplo pequeno, mas que se estende para todo o sistema, para que eles tenham uma solução em conjunto do que deve ser melhorado. Não pode ser uma gestão burocrática, em que ‘uma pessoa lá do alto’ e que geralmente não utiliza o sistema de saúde determine o que deve ser feito lá, enquanto, a população, que é a que paga, todos os dias, com os seus impostos, para que tudo funcione, para que o sistema funcione, para que o posto de saúde, particularmente, funcione, não possa opinar. E continue sempre relatando dos mesmos problemas que nunca são alterados”.

O programa na íntegra você vê aqui.