BRF Brasil Foods demite trabalhadores em abatedouro de mineiros

brf de mineiros de goias - 18-07

Cerca de 50% dos funcionários do setor de abate de perus no Frigorífico da BRF Brasil Foods da cidade de Mineiros, no estado de Goiás foram demitidos.

No mês de março, o grupo BRF – Brasil Foods, dono da Perdigão e Sadia, já havia dado férias coletivas de 30 dias para 497 trabalhadores, com a desculpa esfarrapada de “readequação de layout” da fábrica e ampliação no setor de abate.

O impacto da demissão dos trabalhadores e o fechamento da produção de perus foi imediato, mais de 500 trabalhadores que trabalhavam nas granjas ficaram também ficaram se emprego.

Cerca de 8% do total da população foi atingida de imediato, ou seja, os trabalhadores do frigorifico, bem como os trabalhadores nas granjas de perus e seus familiares. A cidade possui aproximadamente sessenta e três mil habitantes.

Os trabalhadores não sabem o que fazer, pois não há emprego na cidade, toda a região foi afetada, principalmente o comercio que vivia em torno do abatedouro, podendo ultrapassar o desemprego na cidade para mais de 10% de sua população ativa, uma catástrofe, diga-se de passagem.

Os patrões, para poderem manter seus vultosos lucros, sem escrúpulo algum, destroem cidades inteiras.

Contra as demissões, os trabalhadores devem ocupar as instalações das fábricas, e tomar para si todo o controle da produção, inclusive toda a parte administrativa e financeira.