Brexit: Reino Unido e União Europeia podem entrar em acordo em até 48h

Spanish Prime Minister Mariano Rajoy Meets Theresa May

Da redação – O acordo do Brexit entre Reino Unido e União Europeia pode ser fechado em 24 ou 48 horas, segundo David Lidington, ministro-chefe do gabinete e vice da primeira-ministra Theresa May.

“Ainda é possível, mas não definitivo, acho que resume tudo. Cautelosamente otimista”, afirmou à BBC.

O acordo do Brexit, de desfiliação do Reino Unido da União Europeia, abriu uma crise sem precedentes no país e também no próprio bloco.

Apesar de a maioria da população britânica ter votado em referendo pela saída da União Europeia em 2016, percebendo que a política neoliberal estava destruindo o que restou de bem-estar social, o Estado britânico tenta travar o processo.

Desde então, as negociações têm se mantido em impasses. Um dos últimos é a futura relação comercial entre o bloco e a ilha, buscando um meio para manter o livre-comércio. Parte do próprio governo de May, extremamente débil, discorda de uma série de pontos no acordo.

Faltam menos de cinco meses para o fim do processo de separação e a crise tende a se aumentar, inclusive com a possibilidade de dissolução do governo e a emergência do Partido Trabalhista, do líder esquerdista Jeremy Corbyn, assumindo o cargo de primeiro-ministro, o que aprofundaria ainda mais a crise política e social do país.