A internet e as infinitas possibilidades vindas, principalmente, com a globalização, pode fazer com que muitos países absorvam a cultura de outros de forma mais intensa. No caso da música, por exemplo, é comum ouvir músicas em inglês aqui no Brasil, seja tocando no Youtube ou outras plataformas. Mesmo assim, depois de um levantamento feito pelo DeltaFolha e baseado nas músicas que mais são tocadas no Spotify – uma das principais plataformas de música atualmente -, se descobriu que o brasileiro ouve mais a música brasileira.
Levando em consideração a política de puxa-saquismo que muita gente tem com a música em inglês, vinda dos EUA principalmente, essa é uma constatação interessante. Apesar de todo o ataque dos monopólios da indústria fonográfica, a tendência é do brasileiro dar preferência às faixas cantadas em português, mostrando um fortalecimento da cena local.
Eduardo Vicente, doutor pela USP e pesquisador de música popular, explica esse fenômeno: “Seja porque nossa língua nos separa da América Latina, seja pelas nossas dimensões continentais, a música brasileira sempre foi muito mais importante do que qualquer outra para nós. Nenhum país na América Latina tem um percentual de consumo de repertório doméstico como o nosso. Podemos nos comparar a Estados Unidos, Japão, países da Europa”. Essa constatação inédita mostra, também, que não é pela falta de hits estrangeiros que o brasileiro ouve mais a música nacional, mas pelo simples fato de preferir assim.
Sobre alguns tipos específicos de música, o pesquisador diz que “Conseguimos criar um rock brasileiro, um rap e um funk brasileiro, e todos venderam muito. É possível que o punk nunca tenha chegado à massa, mas quem ouviu fez bandas punk brasileiras que chegaram a muita gente”. Ou seja, o brasileiro consegue fazer todo tipo de música aqui no País, por isso tende a depender menos do cenário internacional, utilizando-o, no máximo, como inspiração, já que absorver conteúdo é comum na cultural brasileira.
O fato é que não tem influência dos países avançados que façam o Brasil passar a ouvir mais música em inglês do que em português, e também porque compreender o inglês é algo que um número muito limitado da população brasileira tem, dificultando a compreensão. A lição que que fica é a da valorização da cultura e da produção local, não é preciso buscar em outros países coisas que já tem aqui e com qualidade. Quanto mais a cultura e arte locais forem valorizadas, mais tendem a crescer, servindo até de exemplo para outros países da América Latina.