“Brasil, O Golpe: A Ópera do fim do mundo”: artista retrata o golpe de Estado no País

quadro-flavio-tavares

O quadro intitulado “Brasil, O Golpe: A Ópera do fim do mundo” de Flávio Tavares, é uma obra em que, por meio da pintura, o artista tentou demonstrar o que foi o golpe e propriamente como ele se desenvolveu e ainda perdura no cenário atual. Com suas diversas perspectivas e interpretações, Flávio explicada cada ponto presente no quadro com alusões históricas.

No quadro, é possível identificar diversos significados que demonstram etapas que culminaram no golpe de Estado, e principalmente as medidas que se tomou durante esse período, e as tragédias que aconteceram, como o assassinato brutal de Marielle Franco, que era vereadora do PSOL, que o pintor denuncia o esquecimento diante de sua morte. Deixando mais um aspecto escancarado do golpe que massacra e mata a população.

Em outra parte do quadro, é possível ver o retrato de Dilma Rousseff, quando foi julgada durante a ditadura militar. Ali representando sua derrubada pelo golpistas, que assim como na ditadura, quando sofreu com a tortura, o regime golpista atual veio novamente para referendar a tortura contra toda a população brasileira e aqueles que se opõe frontalmente ao golpe. Ao final o pintor também fala da perseguição política ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, retratando a árdua luta do movimento de luta contra o golpe por sua liberdade.

Assista a explicação de Flávio Tavares: