Bolsonaro vai fechar o Cine Belas Artes: abaixo a destruição da cultura

O governo fascista de Jair Bolsonaro tem mais ataques para desferir contra o povo e contra toda forma de expressão popular.

Além da censura, que é inconcebivelmente reproduzida também por setores da esquerda pequeno-burguesa que agora levanta a bandeira pedindo o #CriminalizaSTF, outra forma de ataque da direita é o corte orçamentário da cultura.

Em entrevista para o jornal golpista Folha de São Paulo, o dono do Belas Artes e ex-secretário municipal de Cultura, André Sturm, disse que sem o patrocínio o espaço pode fechar em dois meses.

É importante falar que a Caixa vem sendo sistematicamente sucateada para que de forma completamente cínica o Governo capacho dos Estados Unidos e grandes empresários possa “legitimar” a privatização da mesma. Essa prática é aplicada pela direita em praticamente todos os setores, umas vez que esses querem terminar de entregar o país a preço de bananas para seus patrões imperialistas.

A política direitista de destruição do patrimônio público e cultural é uma prática que não se trata de casos isolados de acidentes ou de simples descaso. Está muito enganado quem pensa, por exemplo, que o incêndio no Museu Nacional se trata de um acidente. Somente no Estado de São Paulo, sob o comando do esplendoroso PSDB, também sofreram com incêndios a Cinemateca Brasileira, o Memorial da América Latina, o Teatro Cultura Artística, o Instituto Butantan, o Museu da Língua Portuguesa e o Liceu de Artes.

Depois de extinguir o Ministério da Cultura e dos Esportes agora só resta a esse governo golpista terminar de acabar com qualquer vestígio cultural do país. Por isso a população precisa se organizar em Comitês de Luta Contra o Golpe para atacar diretamente os golpistas e finalmente encurralar sua política sangue-suga. A esquerda precisa tirar como experiência que não tem portas abertas para vencer o Golpe por dentro das instituições. Só a mobilização popular pela liberdade de Lula e pela derrubada de Bolsonaro e de todos os golpistas será capaz de cessar e anular todas as medidas que foram e continuarão sendo desferidas contra o povo.