Espoliação dos trabalhadores

Bolsonaro prorroga corte de salários e suspensão de empregos

Governo prorroga programa que permite a redução de salários em até 70% e suspensão de contratos de trabalho, permitindo que trabalhadores fiquem até 6 meses sem renda.

O ministro da economia, Paulo Guedes, anunciou nesta sexta (21) a prorrogação por mais dois meses do “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda” aprovado pela MP 936, que apesar do nome tem como pontos principais a permissão para que empresas façam cortes de jornadas e de salários de até 70% e suspendam os contratos de trabalho e deixem trabalhadores até 6 meses sem renda.

Guedes anuncia a prorrogação do “programa” afirmando ser um sucesso que teria permitido preservar 16 milhões de empregos e economia de 20 bilhões de reais.

Entretanto, o que não fica claro para os trabalhadores é, do que vale ter um contrato de trabalho, um papel, quando você não recebe salário ou recebe algo que não atende o mínimo para o sustento seu e de sua família?

Ao contrário da propaganda fajuta que faz o governo, desde a aplicação da medida no começo da pandemia, o que não faltam são denúncia de trabalhadores como ter o contrato suspenso formalmente e ser obrigado a continuar a trabalhar normalmente.

Gostou do artigo? Faça uma doação!