Bolsonaro envia projeto para que capitalistas controlem o Banco Central

Banco central independente

Da redação – Hoje, 11 de abril, o presidente ilegítimo Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que será enviado ao Congresso para estabelecer a autonomia formal do Banco Central.

Essa pauta, antiga e muito cara à direita e ao capital financeiro, foi assinada por Bolsonaro para poder mostrar aos capitalistas financeiros e ao imperialismo que fez ao menos algo que é esperado dele, nesses 100 dias de um governo confuso e que demonstra contradições e fragilidades.

Para mostrar como a direita quer o Banco Central independente (leia-se sob o controle do capital financeiro) já há uma proposta que passa por análise na Câmara. A vontade de retirar qualquer controle estatal ou da população sobre o BC é de várias camadas da burguesia: nacional, internacional, ligada à produção e ao capital financeiro.

O texto termina com uns velhos bordões da direita: “… a autoridade monetária deve gozar de autonomia operacional…”. Em outras palavras, que os bancos e os especuladores possam roubar e usar o dinheiro do povo da maneira que quiser.