Cortes no Bolsa Família
O governo golpista de Jair Bolsonaro retirou 1,16 milhão de famílias do atendimento pelo programa Bolsa Família. Este é mais um dos ataques do governo neoliberal à população pobre.
bolsa familia
Cartão do Bolsa Família. Imagem: reprodução. |

Os cortes no programa social Bolsa Família, uma das principais heranças dos governos petistas, estão levando parcelas significativas da população a situação de profundo desespero, com o aprofundamento da miséria e da vulnerabilidade social. Somente no decorrer de 2019, o governo golpista de Jair Bolsonaro retirou 1,16 milhão de famílias do atendimento pelo programa.

Com o pretexto de que havia supostas fraudes no programa e que seria necessário rever os benefícios, ancorado na demagogia rasteira da “luta contra a corrupção”, o governo Bolsonaro retirou milhões de famílias do alcance do atendimento. Em Alagoas, Estado onde uma parcela significativa da população depende do programa, o que se verifica é que muitas famílias não terão comida para ceia de natal e tampouco poderão comprar presentes ou satisfazer as necessidades mais básicas.  Famílias que recebiam em torno de R$ 380,00 mensais estão sobrevivendo de doações de ONGs. A maioria dos beneficiários estão na região Nordeste.

No ano de 2019, o Bolsa Família fechou com o gasto total de R$ 33,6 bilhões, cerca de 10% a mais do que em 2018, quando foram gastos 30,6 bilhões. O impacto do programa no combate à miséria é reconhecido internacionalmente, inclusive como modelo para outros países, uma vez que proporciona um mínimo de assistência social à população mais pobre e explorada e contribui para movimentar a economia local, que forma uma rede de atendimento e serviços. No mês de Maio, o programa beneficiou 14.339.058 famílias.

O golpe de Estado avançou sobre os programas sociais e as condições de vida do povo. O governo Jair Bolsonaro, a expressão mais violenta do golpe, aprofunda a política iniciada no governo Michel Temer (MDB), de retirar todo tipo de assistência do Estado para as famílias trabalhadoras que necessitam. O Bolsa Família é uma conquista da população pobre e explorada, pois é fruto de mobilizações contra o neoliberalismo que resultaram na chegada ao poder dos governos do PT.

 

 

 

 

Relacionadas