Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
BOLSONARO-100-dias
|

Bolsonaro só cai. Perde cada vez mais apoio de sua base pequeno-burguesa coxinha. Do povo, nem se fala, porque este nunca apoiou Bolsonaro realmente. Um dos aspectos da fraude eleitoral de 2018 foi que, ao contrário do que disse a propaganda da imprensa burguesa, Bolsonaro “ganhou” com o apoio de somente um terço da população, e isso de uma maneira muito forçada, após diversos mecanismos que obrigaram parcela do eleitorado a votar no fascista.

O governo Bolsonaro é um governo de crise, desde o seu início. Diversas contradições dentro do próprio ministério, dentro de seu próprio partido e de seus “gurus” ideológicos. Rachas em todos os setores bolsonaristas e golpistas. Há pouco apoio a Bolsonaro neste momento e os atos coxinhas mostram essa decadência. Os ratos pulam do barco a cada dia, em apenas seis meses de governo. Talvez seja o mais frágil de todos os governos que o País já teve.

Diante dessa situação, a coisa mais normal do mundo seria a oposição aproveitar a fragilidade do governo para derrubá-lo. O povo pede nas ruas o Fora Bolsonaro. Mas a esquerda, que se diz oposição e se diz representar os interesses do povo, não apoia essa reivindicação popular.

Faz inúmeros malabarismos retóricos para desviar o foco do Fora Bolsonaro para uma política de “contenção de danos”, de “pressão parlamentar”, de “oposição propositiva”. Ou seja, uma política com o propósito ilusório de frear e diminuir a destruição causada por Bolsonaro. Mas, mantendo Bolsonaro no poder, o que não irá, de fato, diminuir essa destruição, porque esse recurso seria feito através das instituições, que estão totalmente dominadas pelos golpistas. E a política dos golpistas é a mesma de Bolsonaro. É a política ordenada pela burguesia e pelo imperialismo, e se Bolsonaro se mantiver no poder ele vai dar continuidade a essa política.

Para a esquerda parlamentar e pequeno-burguesa, não mudaria muita coisa, à primeira vista. Porque não sofre na pele o que sofrem os milhões de trabalhadores desempregados e que não irão se aposentar, porque não recebe tiros da polícia, porque tem moradia e comida na mesa.

O povo não tem isso. E, graças a Bolsonaro, vai ter cada vez menos chances de ter algum desses direitos. Por isso o povo o odeia e quer o Fora Bolsonaro. Mas essa política implementada pela esquerda até agora é o contrário disso, é a política do “fica Bolsonaro”.

É preciso largar a imobilidade da burocracia partidária, parlamentar e sindical. Isso só leva à sustentação e mesmo ao fortalecimento de Bolsonaro. Há que organizar a insatisfação e indignação popular para derrubar Bolsonaro, porque é isso o que o povo quer.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas