Abaixo o bloqueio imperialista

Bloqueio dos EUA tenta estrangular economia cubana, denuncia chanceler

São quase seis décadas de imposição ditatorial contra o Estado Operário cubano, uma ação criminosa e terrorista do imperialismo norte-americano

Havana, (Prensa Latina) – O bloqueio imposto pelos Estados Unidos tenta estrangular a economia de Cuba ao ritmo de quase uma medida por semana, denunciou o chanceler da nação antilhana, Bruno Rodríguez.
Em uma mensagem publicada em sua conta no Twitter, o titular da diplomacia repudiou o recrudescimento de maneira brutal do cerco econômico de Washington para a ilha, iniciado faz 57 anos.

‘Sua política hostil e agressiva contra Cuba danifica a todo nosso povo e aos cubanos que residem nesse país e em qualquer outra nação do planeta’, escreveu ademais Rodríguez.

O bloqueio inclui um conjunto de legislações, regulações e decretos que tiveram começo em 6 de fevereiro de 1963 quando o então presidente norte-americano John F. Kennedy decretou o ‘embargo’ total do comércio com a vizinha ilha, de acordo com a seção 620 (a) da Lei de Assistência Exterior.

Desde então, as Regulações para o Controle de Ativos Cubanos, do Departamento do Tesoro, estipularam o congelamento de todos os ativos na nação norte-americana.

Ademais proibiu as transações financeiras e comerciais a não ser que fossem aprovadas por uma licença federal.

Igualmente resultaram vedadas as exportações cubanas aos norte-americanos, e a realização de transações em dólares com a ilha a qualquer pessoa natural ou jurídica de Estados Unidos ou terceiros países.

Depois de mais de 5 décadas de aplicação, a chegada de Donald Trump à Casa Branca marca uma escalada de ações contra Cuba e, em particular, o reforço do bloqueio.

Gostou do artigo? Faça uma doação!