Defesa da frente ampla
Conforme a situação se polariza e o PCdoB se articula em favor da frente ampla,o partido se move mais à direita, consequência desta política e que demonstra sua ineficácia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Foto: Charlie Neibergall / AP
O candidato imperialista Joe Biden | Foto: Charlie Neibergall / AP

O sítio oficial do PCdoB traduziu um artigo do órgão de imprensa americano People’s World (Biden: “Serei um aliado da luz, não das trevas”, 21 de agosto, 2020), recheado de considerações elogiosas ao candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. Obviamente, o PCdoB não está interessado em influir na disputa presidencial americana, o partido tem um interesse político muito mais concreto que é a defesa de sua própria política, que em grande medida, é similar a operação da frente ampla, contando com um grande arco de sustentação à candidatura de Biden nos EUA.

Apresentada sob a cobertura da vice mulher negra e toda sorte de demagogia tradicional dos candidatos do Partido Democrata, nos Estados Unidos esta operação submeteu a esquerda aos setores imperialistas da burguesia, colocados sob a liderança de um candidato que mal disfarça seu caráter burguês.

Citando declarações tiradas de um discurso proferido no último dia 20/8, o artigo traz algumas passagens merecem ser destacadas. “Embora eu seja um candidato democrata, serei um presidente dos EUA”,

“vou trabalhar duro tanto para aqueles que não me apoiaram quanto para aqueles que me apoiaram. Esse é o trabalho de um presidente. Para representar todos nós, não apenas nossa base ou nosso partido. Este não é um momento partidário. Este deve ser um momento estadunidense.”

Todos os preceitos tradicionais da propaganda política burguesa, que afinal reforçam o caráter direitista de Biden.

E este é o mesmo resultado defendido pelo PCdoB para a esquerda brasileira, submissão ao setor da direita mais ligado ao imperialismo. No caso brasileiro, trata-se de uma operação ainda mais descabida na medida em que estamos falando do setor que articulou o golpe de Estado de 2016, sustentou a prisão política de Lula o quanto pode e hoje, luta para manter Bolsonaro no poder.

É preciso ter claro que a mera defesa da política de alianças que viabilizem a frente ampla já moveu o próprio PCdoB à direita de maneira muito acentuada. Isto pode ser visto, por exemplo, no debate promovido pela TV 247, com a presidenta do partido, Luciana Santos, que apresentou-se em franca defesa das mais variadas alianças a pretexto de derrotar o bolsonarismo mas tergiversou ao tratar da proposta de uma frente única em torno da candidatura do ex-presidente Lula.

Este até agora, tem sido o resultado concreto da defesa da frente ampla: levar os setores mais conservadores da esquerda à direita. Esta política deve ser cont

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas