Beto Richa, do PSDB, é o único preso da Lava Jato que tem data para sair

beto-richa-preso

O ex-governador tucano e candidato ao senado pelo PSDB, Beto Richa, foi preso em uma operação deflagrada pela Ministério Publico na manha da ultima terça-feira, dia 11 de setembro. A prisão de Beto Richa foi efetuada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO). A operação em questão tem o nome de Radio Patrulha, a qual apura irregularidades como pagamento de propinas, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça, todas elas relacionadas a um programa de manutenção das rodovias estaduais do governo do Parana.

Ao contrario do que possa parecer, no entanto, a prisão de Beto  Richa, não demonstra uma suposta imparcialidade da justiça. A prisão do ex-governador do estado e preventiva e tem prazo para acabar, de 5 dias.  Ao mesmo tempo, a Procuradora Geral da Republica, Raquel Dodge mandou arquivar uma denuncia envolvendo o senador tucano Aécio Neves, acusado esconder fatos ilícitos no esquema conhecido mensalão mineiro.

Dodge afirmou que ha falta de provas contra Aécio Neves, por isso o arquivamento de sua denuncia. O mesmo julgamento não e feito, no entanto, como o ex-presidente Lula e outras lideranças petistas, como José Dirceu, onde o que falta de fato são as provas que comprovem que os acusados cometeram algum crime. Tanto Lula, quanto Dirceu foram condenados com base em suspeitas, sem qualquer comprovação concreta. Para eles, no entanto, a justiça determinou a prisão, o confisco dos bens e cassação de todos os direitos democráticos, como no caso do ex-presidente Lula, impedido de ser candidato a presidência e, ate mesmo, de votar nas eleicoes desse ano.

Por outro lado, os tucanos tem tratamento vip por parte da justiça. enquanto uns tem as denuncias arquivadas, como e o caso de Aécio Neves e, também, José Serra, que teve um processo contra si arquivado pelo STF em marco desse ano, Beto Richa, supostamente o primeiro tucano preso, tem um prazo delimitado para ficar na cadeia, podendo sair apos cinco dias. Ou seja, um verdadeiro jogo de cena.

Enquanto isso o ex-presidente Lula esta preso a quase 160 dias em Curitiba, em uma verdadeira masmorra. O processo contra Lula e na verdade uma implacável perseguição politica organizada e levada a cabo pela direita, a imprensa golpista, a burguesia e os grandes monopólios internacionais.

Como afirmamos, a prisão de Beto Richa e uma farsa, um verdadeiro jogo de cena para ocultar a perseguição a maior liderança popular do pais, com um enorme apoio da classe trabalhadora, da população pobre e que foi impedido de ser candidato a presidência por conta dessa perseguição. E preciso denunciar que as eleicoes sem a participação do ex-presidente Lula são uma completa fraude, lutar ate fim por sua liberdade e seu direito de ser candidato.