Caso Battisti

Battisti anuncia greve de fome e denuncia “vingança do Estado”

Cesare Battisti anunciou que está em greve de fome. O prisioneiro político denuncia a vingança do Estado e as duras condições que enfrenta na penitenciária na Sardenha.

Em uma carta enviada a seu advogado, Cesare Battisti disse que entrou em greve de fome e protesta contra o isolamento que está submetido em uma prisão localizada na ilha da Sardenha. A greve de fome já dura três dias.

O prisioneiro político acusou o Estado italiano de levar adiante uma “vingança” e de tê-lo “sequestrado”. Disse que “o Estado quer me sacrificar por uma justiça que não existe”. Em sua visão, a greve de fome se justifica pela falta de escolha dada pela Justiça italiana.

O regime de isolamento na penitenciária é total. Battisti só consegue conversar com os guardas e raramente recebe visita de familiares, uma vez que o local é de difícil acesso, só sendo possível chegar por avião.

Em 2019, Battisti confessou, sob tortura, a participação em dois homicídios e ter participado em outros dois. Os acontecimentos das quais Battisti é acusado se verificaram no contexto da luta armada contra a ditadura que existia na Itália.

Gostou do artigo? Faça uma doação!