Siga o DCO nas redes sociais

13º Congresso Nacional da CUT
Bancários em Luta engrossam fileiras pelo Fora Bolsonaro no 13º CONCUT
CONCUT: organizar a ofensiva dos trabalhadores contra a direita golpista
IMG-20191009-WA0051
13º Congresso Nacional da CUT
Bancários em Luta engrossam fileiras pelo Fora Bolsonaro no 13º CONCUT
CONCUT: organizar a ofensiva dos trabalhadores contra a direita golpista
Imagem do 13º CONCUT
IMG-20191009-WA0051
Imagem do 13º CONCUT

A Corrente Sindical Nacional Bancários em Luta está presente neste 13º Congresso Nacional da CUT, que se realiza na cidade de Praia Grande, litoral do estado de São Paulo, entre os dias 07 e 10 de outubro.

O governo ilegítimo, Bolsonaro, nada mais é do que um capacho do governo norte-americano e um produto do golpe de Estado, que tem como uma das premissas fundamentais a entrega total da riqueza nacional e a liquidação das conquistas e direitos dos trabalhadores para satisfazer os interesses dos banqueiros e dos grandes capitalistas nacionais e internacionais.

Na categoria bancária a política dos neoliberais, liderada pelo Chicago Boy, Paulo Guedes, é de aumento sistemático dos lucros dos banqueiros e, de terra arrasada para a categoria bancária.

Demissões em massa, arrocho salarial, o aumento extraordinário das doenças laborais, tanto físicas quanto psíquicas, ocasionadas pela carga excessiva de trabalho e pelo assédio moral, exercido pelos chefetes de ocasião, para que os trabalhadores atinjam metas de venda de produtos bancários, descomissionamentos são apenas algumas das consequências em que estão submetidos os trabalhadores bancários na atual etapa do golpe de estado.

Nos bancos públicos, os trabalhadores passam por uma gigantesca ofensiva da direita golpista com vistas à privatização, através da entrega das suas subsidiárias, conforme aconteceu, recentemente, no acordo de “parceria” entre o Banco do Brasil e a empresa UBS Suíça na BB Investimentos, passando para a UBS o controle acionário da BBI; ou mesmo com o leilão do setor de loterias da Caixa Econômica Federal, etc.

É no sentido, da defesa da categoria bancária, de seus direitos, conquistados através de mais de cem anos de muitas lutas, que os delegados de Bancários em Luta se apresentam nesse Congresso Nacional da CUT a proposta de realizar, imediatamente, uma ampla campanha junto aos trabalhadores bancários, os demais trabalhadores e toda a população, através da organização de plenárias e atividades, que vise barrar a ofensiva da direita golpista contra a classe trabalhadora e, em particular a categoria bancária.

Construir comitês de luta contra as demissões, privatizações, terceirização, etc., em torno da palavra de ordem que unifique todas essas lutas, pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas, Eleições Gerais, Liberdade para Lula.