Mutirões no DF – a liberdade de Lula cresce e Bolsonaro despenca
asa norte
Mutirões no DF – a liberdade de Lula cresce e Bolsonaro despenca
asa norte

Os mutirões ocorridos nesse domingo no DF em defesa da liberdade de Lula e pela anulação de todos os processos fraudulentos que o incriminam,  apontam aquilo que é o principal dado da situação política: ao mesmo tempo que cresce o apoio ao ex-presidente a população  cada vez mais se manifesta pelo Fora Bolsonaro.

Foram quatro os mutirões realizados pelo Partido da Causa Operária e pelo Comitê de Luta contra o Golpe e contra o fascismo: Samambaia, Ceilândia, Paranoá e Plano Piloto.

À exceção do Plano Piloto os demais ocorreram em feiras populares das cidades satélites. Feirantes, populares, muitos deles sequer com escolaridade, manifestavam-se abertamente pela liberdade de Lula. O sentimento de que “a vida está muito pior” depois de que a presidenta Dilma foi deposta pelo golpe, era amplo. Uma característica marcante dessa situação é o próprio esvaziamento das feiras, agravada, ainda, pelo período do mês. Povo sem salário, sem emprego, feirantes que por conta disso não vende, a famosa “xepa” agora começa antes do fim da manhã.

No Plano Piloto, os militantes do PCO e do Comitê de Luta contra o golpe, reuniram-se com militantes do PT e dos comitês Lula Livre no “eixão” norte, em torno de uma “roda de conversa”, que contou com a presença do deputado federal pelo PT (RS), Paulo Pimenta, que defendeu em sua intervenção “o fora Bolsonaro”, inclusive portando o adesivo distribuído pelo PCO com essa palavra de ordem.

Nos próximos dias e semanas o PCO e os comitês intensificarão a campanha em torno da construção de uma grande caravana para o ato do dia 14 de setembro em Curitiba. Além da continuação do movimento em feiras populares do DF e do entorno, a militância já definiu como uma estratégia levar o movimento para as universidades, a começar pela UnB.

A situação política do País coloca como tarefa central o engajamento de todos que lutam contra o golpe. Estamos entrando em uma etapa decisiva. A luta pela liberdade do companheiro Lula está absolutamente associada à luta para varrer o golpe no país, a começar pelo Fora Bolsonaro.