Ataque hacker
O site da Universidade Marxista foi vítima de um ataque hacker similar ao que aconteceu contra o Diário Causa Operária.

Por: Redação do Diário Causa Operária

A aula do curso “Stalinismo: uma análise marxista”, programada para esta terça-feira (9), foi adiada devido a um ataque contra a plataforma da Universidade Marxista.

Este tipo de ataque atingiu o Diário Causa Operária no ano passado, responsável pela destruição de 4.000 artigos do acervo. Infelizmente, o ataque ocasionou com que alguns usuário tenham pego vírus. O problema do vírus já foi normalizado.

As aulas continuarão normalmente na quinta-feira (11/03) e terça-feira (16/03). Estamos resolvendo o problema do ataque e em breve o site da Universidade Marxista funcionará normalmente.

 

Leia a nota Conjunta da Universidade Marxista e do Diário Causa Operária:

Companheiros, os sites da Universidade Marxista e DCO foram ambos atacados por hackers anônimos que atacaram milhares de sites na tarde hoje. O ataque foi feito explorando uma falha crítica em software de terceiros que é executado em nossa plataforma. Este tipo de falha é conhecida como falha 0-Day, onde a falha é descoberta mas não existe uma solução, fora parar de usar a ferramenta afetada. Algumas funcionalidades do nosso site estarão desativadas ou funcionando mal nas próximas horas. Tivemos de desativar este software nas nossas plataformas enquanto a empresa que o desenvolve busca uma correção para a falha crítica. Estaremos restabelecendo estas funcionalidades com outras ferramentas para garantir o bom funcionamento da plataforma.

Não houve e nem há indícios de captura de dados. As senhas de todos os usuários são guardadas criptografadas, de forma que nem nós sabemos quais são, e portanto, nem os hackers. Os pagamentos feitos na Universidade Marxista são intermediadas por atravessadores de pagamentos e nenhum dado financeiro fica guardado em nosso site, também não podendo ser alvo de vazamento de dados.

Os hackers aproveitaram a vulnerabilidade para injetar nas páginas, código de programação malicioso que redireciona quem visita para páginas suspeitas, onde se busca enganar o usuário e invadir mais sistemas.
O código malicioso foi removido de todas as páginas, se porventura alguém for redirecionado para uma página suspeita, contate a administração da universidade marxista.

 

Send this to a friend