Atrás da Venezuela: governo golpista deixa Brasil estagnado no IDH

pobreza

Os golpistas de toda sorte se vangloriam diante da situação de crise econômica da Venezuela, como uma espécie de masoquismo em razão da desgraça alheia. No entanto, os dados divulgados, neste mês, apontam que o Brasil ficou atrás da Venezuela no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), exposto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A posição do Brasil foi a de 79ª, ao passo que a Venezuela se ficou na 78ª posição.  O governo golpista de Michel Temer foi o responsável pela péssima colocação brasileira, haja vista que no índice divulgado em 2010, ainda sob o governo Lula, o Brasil ficou na posição 73ª. São três anos consecutivos nesta posição. Na América do Sul, o Brasil fica em 5º lugar, atrás do Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela.

É notório que o nosso país está regredindo sob a política de austeridade dos golpistas, especialmente no que diz respeito ao congelamento dos gastos públicos e ao corte orçamentário dos programas de assistência social.

O povo brasileiro tem que derrubar o governo golpista, pois somente assim vai haver melhorias em benefício da população, do contrário as condições de vida da classe trabalhadora irá, inevitavelmente, retroceder.

É preciso intensificar a luta contra o golpe e pela liberdade de Lula.