Liberdade para Lula!
PCO propõe como eixos para conferência as lutas para derrubar Bolsonaro, libertar Lula e por novas eleições gerais
0 Shares
WhatsApp Image 2019-10-27 at 17.16.20
Fotos: Thiago Macambira |

Da redação – Como parte das atividades do ato pela liberdade de Lula em Curitiba neste dia 27, aniversário de 74 anos do ex-presidente, preso político condenado sem provas pela Lava Jato, o PCO está realizando uma plenária do partido. O ato está sendo transmitido ao vivo pela Causa Operária TV, que exibe a íntegra da plenária nesse momento. A primeira fala na plenária foi apresentada pelo companheiro Antônio Carlos, dirigente do PCO, que fez um balanço da manifestação de hoje e apresentou um conjunto de propostas para a luta daqui em diante.

 

Balanço

Antônio Carlos abriu sua fala apresentando alguns números para demonstrar a força do ato realizado ao longo deste dia 27. Foram mais de 5 mil pessoas, de todas as partes do Brasil, que se dirigiram à capital do Paraná para exigir a liberdade de Lula. Caravanas de mais de 50 cidades, levando gente de todo o País que teve disposição de se deslocar por longas distâncias para ir ao protesto.

Diante desses números, Antônio Carlos assinalou o sucesso do ato como mais “um impulso no sentido de fazer uma ampla mobilização” em torno do problema da liberdade de Lula. Nesse sentido, é importante levantar em todos os atos daqui pra frente, como o do próximo dia 30 em Brasília, por exemplo, a exigência de liberdade para Lula. Além disso, não se deve pedir mudanças no governo Bolsonaro, mas exigir sua saída. É possível mobilizar em torno dessa reivindicação e é necessário fazê-lo. Para desenvolver essa luta, o PCO está apresentando três propostas.

 

Segunda Conferência Nacional aberta de luta contra o golpe

João Pimenta, da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), propõe eixos de luta para a Segunda Conferência Nacional aberta de luta contra o golpe.

O PCO está propondo a realização de uma Segunda Conferência Nacional aberta de luta contra o golpe, para organizar com diversas organizações ações conjuntas em torno dessa política. Desde já, deve-se colocar o problema de que não é mais possível continuar alimentando ilusões em saídas institucionais, como a votação que está em curso no STF relativa às prisões após condenação em 2ª instância.

No quadro dessa Conferência, João Pimenta, da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), falou em nome da juventude do PCO, propondo como eixos para essa conferência as seguintes políticas: primeiro, derrubar o governo Bolsonaro, levantar a palavra de ordem Fora Bolsonaro!; segundo, fazer uma campanha pela liberdade de Lula; terceiro, como consequência das duas primeiras propostas, para apresentar uma saída à esquerda para a crise nacional, exigir novas eleições gerais, com Lula candidato; quarto, colocar os generais de volta nos quartéis, impedir que continuem ameaçando o país com golpes militares; quinto, por uma Assembleia Geral Constituinte.

 

Atos unificados em todas as capitais pela liberdade de Lula

Antônio Carlos, dirigente do PCO, faz a primeira fala na plenária do partido durante o ato em Curitiba.

É necessário realizar grandes atos nacionais em Curitiba pela liberdade de Lula, porque é em Curitiba que o ex-presidente está preso e é preciso estar lá para pressionar o regime golpista sob controle da direita. Por outro lado, essa campanha precisa ser ampliada por todo o país. Por isso, a proposta é fazer atos em todas as capitais do Brasil para exigir a liberdade de Lula. Engrossando assim a campanha pela liberdade de Lula, e ajudando a preparar novos e cada vez maiores protestos em Curitiba.

Réveillon em Curitiba

Finalmente, a terceira proposta apresentada pelo PCO para fazer avançar a luta pela liberdade de Lula é a realização das festas do ano novo em Curitiba. Será mais uma oportunidade para lotar a cidade em defesa do ex-presidente e demonstrar o grande apoio popular que essa pauta atrai. Será mais uma ocasião para aprofundar essa mobilização, que hoje se tornou central na luta contra o golpe a direita. Fora Bolsonaro! Liberdade para Lula!

Relacionadas