Universidade de Férias
Assista o trailer do curso “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”, faça sua inscrição
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
131361096_4302495433100993_212104232137802163_o
Univerdade Maxista, tema: "O que foi o Stalinismo, uma análise marxista" | PCO

O Partido Bolchevique realizou o impossível na Rússia, organizou a maior vitória da classe operária de toda história da humanidade. A classe operária russa dirigida por Lenin chegou ao poder em 1917, a Revolução Russa foi o maior acontecimento no desenvolvimento da classe operária mundial. Depois da Revolução de 1905, que foi um ensaio para Revolução de 1917, segundo Lenin, a classe operária se libertava de vez do julgo czarista.

A libertação dos trabalhadores do campo e da cidade de toda a Rússia conduziu a um governo operário. Um governo dos trabalhadores do campo e da cidade, uma ditadura do proletariado. A União Soviética se desenvolvia, bem como, o partido revolucionário mundial. Mas eles foram derrotados e o inimigo sempre esteve entre eles, Josef Stalin.

Após a morte de Lenin, a burocracia comandada por Stálin deu um golpe no partido e conduziu a destruição da maior organização operária do mundo. O stalinismo foi o período compreendido desse marco, em 1924, até a dissolução total da União Soviética no ano de 1991. Neste intervalo temporal, ocorreram as maiores derrotas da classe operária mundial. O Stalinismo dirigiu todas as derrotas onde estavam organizadas seções da III Internacional.

O Stalinismo foi um regime de terror para os líderes revolucionários, nenhum opositor escapou de seu julgo. Porém, os bolcheviques não caíram sem resistência. Leon Trostsky, um dos líderes sobreviventes do regime Stalinista, caracterizou a burocracia parasitária e seus erros diante dos regimes fascista na Itália e do nazismo na Alemanha. Liderou a fundação da IV Internacional em 1938, vários revolucionários foram assassinados incluso Trotsky.

É importante compreensão do resultado das posições da burocracia diante dos acontecimentos importantes desde período. A traição à teoria revolucionária e à revolução operária. A conciliação com o imperialismo e com o nazismo. O socialismo em um só país. O Stalinismo nada tem a ver com marxismo, stalinismo é o oposto de leninismo. Assista o trailer do curso “O que foi o stalinismo, uma análise marxista”, que será ministrado em janeiro e fevereiro de 2021:

O curso faz parte de um programa de formação teórica do Partido da Causa Operária (PCO) para toda esquerda, a universidade marxista. Tradicionalmente o curso é oferecido na universidade de férias que acontece junto ao acampamento da Aliança Juventude Revolucionária (AJR), que proporciona atividades sociais como de esporte e lazeres como piscina. Atividades que possibilitam uma interação entre os militantes do partido e aproxima outros ativistas/militantes de esquerda.

A Universidade de Férias do PCO existe desde 1998 e essa será a 46ª edição, as aulas excepcionalmente ocorrerão no formato não presencial devido a pandemia da COVID-19. O custo simbólico de inscrição é R$100 até o final de dezembro. Se inscreva através do link abaixo:

https://universidademarxista.pco.org.br/ 

O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, militante político há 40 anos e responsável pelas análises mais importantes sobre a conjuntura nacional e internacional. Apresentador de programas de formação e análise política da Causa da Operária TV (COTV), em especial, a Análise Política da Semana (sábados, 11h30).

O tema deste ano foi escolhido com base no surgimento de neostalinistas, muito em função do impulsionamento pela imprensa golpista, que promover figuras oportunistas e organizações decadentes do extinto stalinismo. É preciso uma análise precisa do que foi stalinismo para desfazer todas os mitos sobre o stalinismo e desfazer todas as confusões.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO SOBRE O STALINISMO

Veja abaixo a programação da 46° Universidade de Férias do PCO, “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

  1. A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

  1. A revolução chinesa
  2. A segunda etapa
  3. Processos de Moscou
  4. A coletivização forçada
  5. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

  1. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

 

Duvidas entre em contato pelos endereços da Secretaria de Organização do PCO pelo telefone +55 (11) 9.9741-0436 ou pelo e-mail [email protected]

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas