COTV
Aproveite e inscreva-se na Causa Operária TV, torne-se membro e, assim, contribua financeiramente na construção de um canal revolucionário e anti-imperialista
e1367fd4ff0e03ae8ce01f492d13ae81_L (1)
O imperialismo, fase superior do capitalismo é uma das obras máximas de Lênin.Foto: Diário Liberdade |
e1367fd4ff0e03ae8ce01f492d13ae81_L (1)
O imperialismo, fase superior do capitalismo é uma das obras máximas de Lênin.Foto: Diário Liberdade |

Da redação – O programa Marxismo foi ao ar no início da tarde desta segunda-feira (10), apresentado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, que abordou o tema do imperialismo.

Como escreveu Vladimir Ilich Ulianov, o Lênin, em sua obra “O imperialismo, fase superior do capitalismo”, esse regime não é mais do que a etapa posterior do desenvolvimento capitalista, caracterizada pelo domínio dos monopólios – consórcios formados pelas maiores empresas dos principais países capitalistas – sobre o mercado mundial.

Ele é o oposto do capitalismo em sua fase liberal, que floresceu no século XIX, e que se baseava na livre-concorrência. No imperialismo, não existe mais o domínio da livre-concorrência, porque, como resultado natural dela, surgiram os monopólios, que significam uma ditadura que impede qualquer tipo de livre-mercado.

Nesse sentido, como explicou Rui Costa Pimenta, o predomínio dos monopólios sobre a livre-concorrência é um presságio, uma preparação, para a fase posterior do imperialismo – este, entendido como a etapa derradeira do sistema capitalista: o socialismo. Isso porque o socialismo é o regime de estatização e socialização dos meios de produção, do monopólio do Estado sob o controle dos trabalhadores sobre a economia, que seria planificada e não anárquica como era a economia baseada no livre-mercado.

Se interessou pelo tema? Assista ao programa completo, que contou com diversos exemplos práticos do funcionamento da economia imperialista e das consequências desta sobre a política mundial, como as grandes guerras e crises.

Aproveite e inscreva-se na Causa Operária TV, torne-se membro e, assim, contribua financeiramente na construção de um canal revolucionário e anti-imperialista com uma programação 24 horas e sete dias por semana!

Relacionadas
Send this to a friend