Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) os culpados de levarem golpes são os clientes e não os bancos, essa lógica segue a máxima que os bancos sempre tem razão e nunca saem no prejuízo enquanto eles garantem seu lucro em tarifas e pasmem, até nos seguros contra esses mesmos golpes e não estão ressarcindo os clientes.
“Eles dizem a todo momento que a culpa é da vítima”, diz Guilherme Farid, diretor-executivo do Procon SP. Farid aponta que a educação é importante, mas que não é o suficiente para evitar o prejuízo provocado pelas instituições ao permitir transações que fogem do perfil do consumidor.
Segundo o Idec (Instituto de defesa do consumidor) e o Procon, os bancos não estão preparados nem com as oritentações por telefone, que divergem de um atendente para o outro e nem nos canais nas redes e aplicativos que são feitos por robôs com roteiros prontos que não dão o atendimentos rápido e eficiente, características essenciais para conter uma situação de golpe.