Diante da decisão de fundir o departamento de arte cênica ao departamento de belas artes, a UNESP estabelece um sinal de precarização que pode afetar a qualidade do curso. As justificativas são técnicas, as quais afirmam que aproximará o corpo docente com diferente expertises e multidisciplinaridade.
A política estabelecida pelo governo golpista ilegitimo de Jair Bolsonaro, se manisfesta nesta decisão de fundir um departamento em outro, com clara política de destruição da universidade, impedindo, dessa forma, mais cidadãos brasileiros de ingressar em cursos relacionado à arte.
O que está colocado é a política defendida pelo presidente ilegitimo Bolsonaro que disse que “brasileiro tem mania de universidade”. Com essa fusão, diminui a opção de cursos para que as pessoas possam escolher, de forma que é imposto ao povo o curso a ser feito.
Por conseguinte, diminuirá o numero de profissionais, visto que foi imposto que cada departamento teria que ter no minimo 10 professores.. Quando se decide pela fusão, se abandona a política de contratação de professores., deixando de fora novos profissionais que poderiam compor o novo quadro, contribuindo para maior crescimento em termos percentuais do desemprego, sem abertura de concurso público.
Políticas como essas levam ao fracasso e decadência do ensino universitário brasileiro, que foi tão defendido e estimulado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto que nessa atual conjuntura as universidade estão fadadas à obsolescência, decadência e total avacalhação dos poderes públicos.
O curso de arte cênica tem sua particularidades e especificações, exigindo um departamento único e especifico que reorganiza suas ações. O docente é um bacharel que entende profundamente das técnicas de criação de espetáculo, interpretação, direção e montagem. Atua como ator, dramaturgo, iluminador, figurinista, diretor de arte e diretor em espetáculos teatrais, filmes, séries para a TV, webséries e outras encenações.
Pode dar aulas de interpretação, montar espetáculos para eventos corporativos, encenar aulas para cursos de educação à distância, organizar vivências em ações dos departamentos de recursos humanos de empresas privadas.
O licenciado ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos livres.
Assim sendo, o curso de artes plásticas também segue suas particularidades e especificações que exige um departamento que organize e esquematize pesquisas aprofundadas no âmbito das artes plásticas.
O bacharel em Artes Visuais pode seguir a carreira de artista plástico, recorrendo a várias linguagens, técnicas e materiais para expressar ideias. Pode mexer com desenho, pintura, escultura, gravura ou arte digital.
No seu dia a dia, lida com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, além de programas de computador e outras ferramentas tecnológicas.
Outra possibilidade é dedicar-se ao mercado de artes, trabalhando em uma galeria ou sendo dono dela, atuando como curador de exposições, comprando ou vendendo arte e organizando projetos e exposições em museus.
O bacharel também produz desenhos e ilustrações para uso editorial ou comercial, cria vinhetas para TV e sites, gerencia acervos e mostras em centros culturais.
Por esses motivos, observa-se a necessidade de organizações especificas que requer espaços físicos ordenados e específicos para cada ciências (arte plasticas e arte cênicas). Os trabalhos podem ser feitos juntos, mas mantendo seus departamentos independentemente, a fim de que se estimule aos alunos e aos professores maior autonomia e eloquência juntos aos respectivos cursos.