“Argentina: o neoliberalismo está destruindo o país”

Argentina's President-elect Macri acknowledges the audience as he attends the inauguration of incoming Buenos Aires' City Mayor Larreta in Buenos Aires

Em Análise Política da Semana do dia 20 de abril de 2019, Rui Costa Pimenta explicou como o governo neoliberal de Macri, teve que intervir na economia argentina. Transcrevemos aqui um trecho da análise. 

“Na Argentina derrubaram o governo da esquerda nacionalista dos Kirchner, da esquerda Peronista, com a ideia de que o peronismo estava afundando o pais como no Brasil né? No Brasil o PT estava afundando o pais como em todo o lugar e aí a direita veio pra salvar o pais. Aí a medida que a direita assumiu o pais afundou de vez, foi parar no FMI. Agora saiu a notícia que é uma notícia até irônica num certo sentido até um pouco humorística de o governo argentino vai adotar medidas para o congelamento de preços.

Depois de tanta conversa fiada sobre o neoliberalismo, a não intervenção na economia, como a intervenção na economia é mal, de que precisaria liberar a economia de toda intervenção estatal exceto o fato de o estado tem que dar todo o dinheiro para os banqueiros. Nós vemos aí o governo neoliberal do Macri intervindo na economia. Então esse é um primeiro dado que a gente deve chamar a atenção e mostra assim que todo esse negócio de economia neoliberal a religião neoliberal de determinados economistas não vale um tostão furado.

Na hora H não tem liberalismo, na hora H o cidadão faz um acordo de congelamento de preço porque se não a situação do pais vai escapar totalmente de controle, só para que as pessoas tenham presente, a religião neoliberal diz o seguinte: se você deixar o mercado funcionar sem interferência do estado, remover a interferência do estado tudo vai funcionar maravilhosamente.

Não sei onde eles viram isso exatamente, porque o funcionamento do mercado é um mito já desde o final do século XIX que coisa já não funciona de jeito nenhum, mas eles restabeleceram o mito e deram a entender que isso aí é um fenômeno quase divino, o mercado atuaria para resolver todos os problemas. E eis aí que o cidadão que não é de esquerda, não é nacionalista, não é nada, que é um neoliberal tradicional com uma equipe econômica bem neoliberal é obrigado a intervir para evitar que a inflação exploda.”

Análise Política da Semana apresentada por Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, vai ao ar todos os sábados às 11h30 da manhã, com uma análise dos principais acontecimentos políticos etc.”  Veja vídeo completo