Siga o DCO nas redes sociais

Apresentador de afiliada do SBT faz piada racista em MG

O apresentador Stanley Gusman, do programa de sensacionalismo policial “Alterosa Alerta”, da TV Alterosa, emissora afiliada ao SBT em Minas Gerais, fez uma piada racista ao vivo nesta terça-feira (09). No programa, Stanley criticou o presidente do IBOPE, e disse que se ele fosse “do bem” se chamaria “Montebranco” ao invés de “Montenegro”.

As palavras do apresentador expressam a posição da direita, que é racista. O próprio canal de televisão SBT é apoiador do governo do fascista Jair Bolsonaro (PSL), conhecido por declarações públicas que comparam negros e indígenas com animais e de total desrespeito às mulheres. Bolsonaro é um apoiador da Polícia Militar, responsável por massacres cotidianos e todos os tipos de arbitrariedades contra os negros no país.

O movimento negro não pode acreditar que o racismo será combatido por meio de processos no judiciário, dominado pela extrema-direita. Somente a organização política e a mobilização nas ruas do povo negro, em parceria com todos os setores explorados e oprimidos pelo capitalismo, pode pôr um fim a todo tipo de racismo.