Aposentadoria por idade e salário maternidade só poderão ser obtidos por telefone ou internet

20180516_155249

A partir desta segunda-feira, 21, a concessão de aposentadoria por idade e/ou salário maternidade será através da internet ou telefone. Não haverão mais atendimentos presenciais.

O maior problema, a respeito deste novo modelo, é a relação estabelecida entre a população e o INSS. Sem agendamento, para atendimento presencial, os telefones possivelmente estarão o tempo todo em uso, dificultando que o trabalhador fale com um atendente. O mesmo ocorre para os sites que, com grande demanda, estarão fora do ar ou cairão durante o acesso, tendo que ser novamente requeridos. O que, em tese, seria um benefício, uma vez que tornaria mais cômodo o requerimento é, na verdade, uma forma de dificultar o acesso da população a esses direitos.

Desde setembro de 2017 a análise das concessões é automática. As mesmas são realizadas com base nos dados dos sistemas do governo e do INSS.

O projeto do INSS é que, logo, mais concessões sejam efetuados dessa forma. Além dessas mudanças, outros serviços, como pensão por morte, não serão mais atendidos por ordem de chegada, mas por atendimento com horário marcado.