Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Cidade "sintomática"

Após reabertura total, Curitiba sofre colapso do sistema de saúde

Curitiba, cidade de pioneirismo no sistema de saúde e recente exemplo de contenção do COVID-19, multiplica em 5 vezes os números do contágio após reabertura dos negócios.

Neste momento, Curitiba (PR) passa por uma inversão expressiva e sintomática do que a abertura do isolamento social pode resultar neste momento em diversos outros estados e cidades que já caminham no mesmo sentido. De cidade cujo controle da pandemia foi tido como exemplar até meados de maio, registrando 600 casos de COVID-19 e apresentando apenas 50% de ocupação dos leitos de UTI disponíveis, Curitiba passou ao colapso total do sistema de saúde e quintuplicou o seu número de casos de reabertura em 20 de maio até esta data, tornando-se um expoente extremamente preocupante de contágio no Brasil. Trata-se de um triste e concreto exemplo do que significa a política de reabertura comercial a todo custo, defendida pelos estados e pelo governo federal. Se em Curitiba, que apresentava tais dados, os resultados foram catastróficos, podemos prever o que viria a significar a medida de reabertura em regiões mais afetadas e nas quais o sistema de saúde já colapsou.

No SUS, que dispõe de 223 leitos para tratamento exclusivo do COVID-19, o percentual de ocupação já saltou de 80% a 85% apenas na última semana. Alguns hospitais, como Evangélico e Hospital do Trabalhador já registravam 100% de ocupação nesta segunda-feira (22). Mas não apenas a capital do Paraná sofre com a explosão de contágio e o colapso do sistema de saúde, como também aponta dados de Cascavel (95% de ocupação dos leitos no Hospital Universitário) e Francisco Beltrão (100% de ocupação dos leitos no Hospital Regional do Sudoeste). Um fenômeno parecido também é observável já no estado de São Paulo, visto que os números de contágio passaram a crescer mais aceleradamente nas cidades do interior do que na capital, concomitante aos movimentos de reabertura dos negócios.

O professor e infectologista da Escola de Medicina da PUC-PR deixa claro que trata-se de uma “consequência direta do relaxamento das medidas de distanciamento social”, e segue: “se continuarmos circulando normalmente, teremos várias oportunidades ao longo dos dias de transmitir ou contrair o vírus.” Também Rogerio Luz Coelho Neto, médico coordenador das recomendações COVID-19 da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, conta que houve uma explosão de atendimentos na Unidade de Saúde Osternack, uma das regiões de maior vulnerabilidade social de Curitiba. Em entrevista, ele diz: “a gente vinha atendendo de 6 a 7 pessoas por dia. Na semana passada, 27 pessoas, às vezes 30. E aconteceu bem 15 dias depois do relaxamento. Isso preocupou a gente.” Ainda esta segunda-feira foi registrada primeira morte de um médico no Paraná pelo coronavírus, Caio Martins Guedes, de 33 anos.

A pressão pela abertura vem, obviamente, dos negócios e da luta pela hegemonia política entre a direita conservadora e o bolsonarismo. No caso de Curitiba, é notável como o ramo “fitness”, por exemplo, faz forte pressão pela reabertura. Num cenário em que se deseja manter o apelo às classes proprietárias (desde o pequeno empresário até médios e grandes) para disputar o “púlpito” do projeto neoliberal em ambos os planos, as táticas empregadas pelos governadores de um lado e pelo núcleo federal de outro ficam evidentes. Os governadores como João Doria, Witzel e Ratinho Jr. acreditam que não podem se dar ao luxo de irritar as classes dos pequenos comerciantes e da média burguesia, que vêm migrando do campo bolsonarista – por conta do enfraquecimento da economia para os setores de consumo (tanto por conta do alastramento da pandemia quanto de outros fatores) e pela recusa de crédito (programática de Guedes e Bolsonaro) para reerguer ou impedir a bancarrota dos empreendimentos menores -, chance esta de enfrentamento político que a direita conservadora não deseja perder para enfrentar o apelo que o projeto bolsonarista faz à alta burguesia (latifúndio e setores imperialistas – a burguesia “de dentro, mas de fora”) e tentar disputar um espaço negociado com o bolsonarismo.

Bolsonaro não se importa de, neste momento, desgastar uma parcela de temerosos médios e pequenos proprietários – definitivamente não todos, já que muitos seguem apoiando seu projeto, mesmo frente sua própria possível ruína -, que passaram a compreender seu projeto de abertura total e desenfreada como “ideológico demais” e favorecedor apenas dos grandes bancos, do latifúndio e multinacionais (o que explica o recurso destas classes a passar a apoiar os governadores golpistas). Bolsonaro deseja, obviamente, a hegemonia total de seu projeto, dispensando os golpistas que o levaram ao mais alto cargo executivo. Há certo ressentimento, atualmente, dentre as mencionadas camadas proprietárias, que Bolsonaro “talvez” não tenha contido concretamente a pandemia (um tanto tarde…), que tenha “sacrificado a economia por propósitos ideológicos”, e que, agora, os negócios menores corram tamanho risco e sem ajuda do governo federal – todos ouviram o recado do Ministro da Economia na notória reunião ministerial: os pequenos serão abandonados, apenas os grandes serão salvos. Em certa medida, nos faz lembrar aqueles pequenos e médios proprietários e industriais que em 64 compuseram fileiras na Marcha da Família com Deus pela Liberdade e, em 69, desesperavam-se com a bancarrota e recorriam ao emedebismo. Ao buscar a “brecha” neste terreno, governadores como Ratinho Jr. empregam medidas que, por mais que pareçam estar em contradição com os ímpetos federais, vão justamente no sentido que, em última análise, seria o próprio polo extremo de Bolsonaro: a abertura aos negócios à revelia do colapso da saúde e de milhares de mortes.

Não nos enganemos. Ao observar a “abertura comedida” dos governadores em meio à fase mais aguda da pandemia até o momento, observamos apenas um ato de desespero político e enfrentamento entre duas frentes da direita: a direita conservadora e o bolsonarismo. Uma é o bolsonarismo propriamente dito, que significaria (e já significa) também a rápida proletarização de todas as classes proprietárias de menor expressão – contra a qual a alta burguesia, imperialista em todos os sentidos, de forma alguma se opõe, e que, para tal, precisa se anunciar com sua promessa explícita de autoritarismo; conhecemos este flerte. Neste sentido, a pandemia caiu dos céus no colo de nosso notório fascista. Não precisamos mencionar, neste panorama, o esmagamento total da classe trabalhadora. Assim, a pandemia, a pauperização, a morte e a ameaça de levante popular se apresentariam, no plano bolsonarista, como um cenário fértil e possivelmente desejável de super acumulação e aparato ideologicamente propício; uma oferta não tão certa, mas tentadora para a mais alta camada da sociedade no Brasil, experientes em tal manobra – e também, com apenas alguns rodeios, aos militares.

A outra é a direita conservadora buscando um pacto mais “a longo termo”, propondo uma via conciliatória (e “racional”) temporária entre pequena e grande burguesia no período de pandemia – sem dispensar o esmagamento dos trabalhadores, claro; pelo contrário, através deste – para que, de forma estratégica, empreguem o panorama neoliberal pleno prometido também por este setor. Há, obviamente, o desejo de fazê-lo sem perder as possibilidades de maior poder executivo, de “democracia liberal” – e, como clara consequência, de vitória eleitoral – por isso também suas tentativas “democráticas” de conter qualquer arroubo contra o parlamento ou o judiciário; vide Alexandre de Moraes. Um “bolsonarismo sem os arroubos de Bolsonaro”, oferecendo, contudo, a mesma catástrofe. Duas formas fascistas se degladiam pela administração lucrativa da pandemia e das “futuras oportunidades”, das mortes, das privatizações e da pauperização. Ambas são, juntas, uma única entidade representativa e material: o inimigo do trabalhador agindo com toda força no poder. Apenas os trabalhadores nas ruas podem impedir que qualquer um dos dois projetos sigam adiante.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.