Universidade de Férias
Ainda dá tempo de se inscrever no curso “Stalinismo: uma análise marxista” e assistir às aulas, ter acesso a bibliografia e participar dos grupos de estudos e discussões.

Por: Redação do Diário Causa Operária

Hoje (2), a partir das 19h, será ministrada mais uma aula da Universidade Marxista do Partido da Causa Operária. O curso chegou na sua metade e se encaminha para a reta final.

As aulas anteriores trataram de explicar o desenvolvimento do capitalismo mundial, a formação do sistema imperialista e a questão dos países de desenvolvimento atrasado. O companheiro Rui Costa Pimenta esclareceu uma série de problemáticas que geram confusões no ativismo de esquerda. Vários participantes fizeram perguntas sobre as revoluções burguesas, a luta do proletariado na Comuna de Paris, as diferenças entre os conceitos de socialismo e comunismo, a questão da transição, o que é um Estado Operário, o que é imperialismo, qual a diferença entre os países imperialistas e os países atrasados, o que é a burocracia e qual suas origens sociais.

Os mitos políticos sobre a burocracia stalinista foram analisados e dissecados teoricamente. As raízes econômicas de um país atrasado e isolado internacionalmente, na qual a burguesia foi expropriada, geraram a burocracia, que tomou o poder após a morte de Lênin e deflagrou um processo de enfrentamento contra a ala esquerda do Partido Bolchevique, liderada por Leon Trotsky.

Por meio de uma intensa repressão política, a burocracia expropriou a classe operária do poder político, tornando-se um parasita do Estado Operário. Os principais dirigentes da classe operária foram reprimidos, encarcerados e assassinados. No plano internacional, em um primeiro momento, a burocracia centrista aplicava uma política zigue-zagueante, responsável pelas derrotas do proletariado internacional nas Revoluções Alemã, Chinesa e na greve geral inglesa. Posteriormente, a política da burocracia evolui e adquire caráter abertamente contrarrevolucionário, de coligação com o imperialismo mundial.

As aulas são complementadas por uma extensa bibliografia e pelos grupos de estudo e discussão, que ocorrem nos finais de semana. Estes últimos têm a função de serem espaços de interação entre os participantes do curso, os militantes do Partido da Causa Operária e ativistas em geral. Todas as dúvidas e confusões são esclarecidas e debatidas entre os presentes na chamada pelo aplicativo ZOOM. A leitura da bibliografia e a participação no curso são essenciais para se avançar no estudo do fenômeno do stalinismo e a aprofundar a compreensão.

Os grupos de estudo são organizados por regiões do Brasil. Inclusive, há um grupo de estudo internacional, com participantes de diferentes partes do mundo. Em todos eles, o debate teórico é rico e esclarece as dúvidas, contribuindo para a formação da consciência política e domínio da teoria revolucionária.

Como forma de analisar o avanço na apreensão do conhecimento relativo a um tema tão complexo, os organizadores da Universidade Marxista disponibilizaram um questionário. Sua finalidade é servir como um instrumento para que os participantes possam ter uma noção mais clara de sua evolução no aprendizado.

A Loja do PCO (www.lojadopco.com) tem produtos disponíveis para compra com o tema do stalinismo. O Partido está vendendo um kit com camisetas, caneca, agenda e caneta sobre o curso. Há outros materiais também, como livros, bottons, cadernos temáticos, jornais, camisetas do Lula, do comunismo, de Engels e Trotsky e do PCO.

Ainda dá tempo de se inscrever e participar e se juntar às mais de 1.200 pessoas inscritas na Universidade Marxista! A plataforma manterá disponíveis as aulas gravadas nos próximos meses, de forma que se possa assistir à vontade. Além disso, há outros cursos realizados pela Universidade Marxista sobre a revolução chinesa e sobre o fascismo. É uma excelente oportunidade para adquirir formação política, sob um ponto de vista marxista. Deve-se destacar que a formação política é uma arma para a luta revolucionária.

A 9ª exposição dará continuidade à explicação sobre como a burocracia stalinista tomou o poder na URSS. Não perca esta oportunidade de aprender sobre o marxismo com um partido revolucionário, que aplica a teoria marxista na luta de classes e comprova seus postulados pela experiência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Send this to a friend