Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Todos os sábados pelo canal da Causa Operária TV no Youtube, a COTV, vai ao ar o programa Análise política da semana, com a apresentação do companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO partido da causa operária.

O programa tem como diferencial a abordagem marxista e revolucionária sobre os principais acontecimentos da política da semana no Brasil e no mundo. Diferente do acontece na imprensa capitalista e monopolista, que sempre escolhe o lado dos donos do poder, Rui Costa Pimenta escolhe a ótica do trabalhador e elucida bem questões que a primeira vista parecem distantes e totalmente fora do alcance da classe operária.

Na última análise o companheiro Rui C. Pimenta debateu um tema crucial na luta de toda esquerda brasileira e da América Latina: os interesses do imperialismo no Brasil, diretamente ligados a questão da prisão de Lula e que se demonstra nas ameaças militares já a dois meses contra os trabalhadores.

A baixo o trecho transcrito da análise imperdível:

“Nós estamos vendo aqui a importância do fenômeno Lula e do PT. Quer dizer, com o PT e com Lula, é muito difícil de estabilizar a economia, a não ser que se consiga um plano para, efetivamente, tirar PT, Lula, e por tanto, o conjunto das organizações do movimento popular, do movimento democrático da cena política.

Então, essas duas notícias revelam as contradições mais profundas do golpe e mostram também a superficialidade da analise daqueles que falam que: “a eleição é mais uma eleição”; “você pode lançar Lula ou outro candidato”; “a esquerda poderia votar em outro candidato, Ciro Gomes por ex” etc. Isso ai, a eventualidade que não está colocada, do Ciro Gomes ganhar a eleição, não afeta o mercado financeiro. Por que ? Por que logicamente que tudo se resolveria nesse caso em torno da política Neoliberal – apesar de todo discurso nacionalista.

Então, esses acontecimentos contribuem para que a gente entenda bem a situação política. Precisa-se resolver as contradições do regime político pra levar a diante o plano, o mercado financeiro está numa situação de grande tensão em relação ao que acontece no brasil – não é simplesmente a Reforma de Previdência, mas o conjunto da coisa -, o Brasil é um dos grandes receptáculos de “investimento” do capital internacional estrangeiro. Historicamente o Brasil sempre foi um dos dois países que mais recebeu investimentos estrangeiros, por que é um paós bastante industrializado, e ao mesmo tampo um país com grandes recursos em matérias primas, tem infraestrutura suficiente para fazer projetos, etc. Então o investimento aqui é importante dos chamados países emergentes.

Quer dizer, o Brasil é um destino importante daquele dinheiro chamado: “dinheiro quente” (Hot Money) – que circula o Globo atrás de oportunidades especulativas. E se a economia brasileira não se estabiliza, logicamente, isso ai tende a levar uma crise generalizada na América Latina e em outros países – dai a importância também da partida política que se joga no Brasil. Para aqueles que acham que a questão do PT, do Lula, das eleições, é um problema interno, os últimos acontecimentos e declarações oferecem a oportunidade para uma reconsideração de como o capital estrangeiro – principalmente o capital financeiro, especulativo mundial – tem interesse direto em cada detalhe do que acontece na situação politica brasileira. E logicamente, como o capital não é uma força em si mesmo, ele se apoia no Estado, os Estados Imperialistas, os governos imperialistas tem interesse direito no que vem acontecendo no Brasil – isso tem sido visto de uma maneira muita intensa nos últimos tempos.

É sob esse ângulo que temos que ver as possibilidades de que: o Lula não seja condenado e preso (condenado não tenho duvida nenhuma que vai ser); de que ele seja preso; de que ele seja impedido de participar das eleições; se vão haver eleições; se essas eleições vão ser mais ou menos normais – por que normal no brasil elas nunca são-; ou se vão ser eleições extremamente manipuladas, etc. Tudo tem a ver com essa situação geral e com esse jogo de interesses.

E sem falar que a estabilidade política no Brasil é um elemento essencial para a estabilidade política em todo continente Americano.”

O programa encoraja os trabalhadores a estudar a política para entender as contradições materiais de suas vidas, orientando a militância e a audiência. Além de poder acompanhar o programa online, quem estiver em São Paulo está mais do que convidado a assistir ao programa presencialmente. A gravação acontece no Centro Cultural Benjamin Perét, na rua Serranos 90, no bairro da Saúde, próximo ao metrô Saúde. A entrada é Franca.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas