Análise: Ibope mostra que fraude é grande e direita não é maioria

ibope bolsonaro

Apesar de todo apoio das instituições burguesas e da sua imprensa à candidatura do fascista Jair Bolsonaro, os números dos institutos de pesquisas mostram que o candidato não possui apoio popular e que sua popularidade é uma grande farsa criada pelo regime golpista.

O candidato que representa os interesses dos imperialistas no Brasil, que tem em seu programa de governo um verdadeiro plano de ataque à classe trabalhadora e às riquezas do país, expõe a cada nova pesquisa o imenso esforço que a imprensa golpista está fazendo para dar a ele uma maquiagem de liderança popular.

Os números manipulados das últimas pesquisas apontam uma “pequena” queda nas intenções de votos em Bolsonaro. Essa pequena queda pode ser interpretada como uma grande rejeição a essa candidatura. A explicação para essa afirmação é que se trata de uma candidatura que possui o apoio da burguesia e da grande imprensa, e se apesar disso está em queda é porque as coisas para a burguesia estão piores do que se supõe.

Apesar de não podermos confiar integralmente nos números das pesquisas compradas pela burguesia, eles demonstram que Bolsonaro possui mais força entre os mais ricos, atingindo 71% das intenções de votos entre aqueles que possuem maior faixa de renda e sendo derrotado por mais de 18% de diferença entre os que ganham menos de um salário mínimo.

A fraude eleitoral não conseguirá ocultar o grande movimento de resistência das massas contra as políticas neoliberais da direita e levará o sistema político a mais profunda crise da história.

Nesse sentido precisamos nos organizar em comitês de luta contra o golpe nos sindicatos e organizações populares e no PCO para derrotarmos todo o sistema golpista e nos protegermos dos ataques da burguesia que tenta nos empurrar para o abismo.