Vereadora negra
Carol Dartora recebeu ameaças de morte na última semana
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
carol-dartora-camara
Carol Dartora (PT-PR) | Foto: Reprodução

Na última semana, Carol Dartora, eleita vereadora pelo PT em novembro, recebeu mensagens de e-mail com ameaças claramente racistas. Dartora é a primeira vereadora negra eleita na cidade de Curitiba.

O caso em questão demonstra que as eleições municipais de 2020, muito longe de terem servido para combater o bolsonarismo, apenas fortaleceram o regime político, que se desloca cada vez mais para a direita. Do início ao fim, as eleições foram uma fraude completa operada pela burguesia, justamente com o objetivo de manter os seus representantes no poder. Como elementos da fraude, citar, entre tantos outros, a clausura de barreira, as proibições contra a campanha de rua, a cassação de candidaturas e a censura na internet.

Como resultado de toda essa fraude, os partidos da direita golpista, que já comandavam a maioria dos municípios, saíram como grandes vencedores. Enquanto o PT e, principalmente, o PCdoB perderam um número considerável de prefeituras o DEM, partido da ditadura militar, odiado pela população, teve o maior crescimento nas eleições. E mais: mesmo dentre os representantes da burguesia, foram eleitos os partidos mais direitistas e os elementos mais direitistas desses partidos. O PDT e o PSB, conhecidos por sua demagogia esquerdista, apresentaram um retrocesso.

Para encobrir a fraude e para dar uma espécie de “cala a boca” para a esquerda, a burguesia usou e abusou da demagogia identitária. Isto é, para disfarçar o fato de que elegeu os piores inimigos da classe trabalhadora, a classe dominante também permitiu a vitória de alguns poucos indivíduos que estariam ligados a grupos oprimidos como os negros, as mulheres e os LGBTs. Em Curitiba, isso ficou claro: ao mesmo tempo em que os golpistas reelegeram o impopular e fascista Rafael Greca (DEM) para a prefeitura da cidade, a Câmara dos Vereadores ganhou três representantes negros.

A eleição desses vereadores negros tem sido utilizada largamente como propaganda de que a esquerda estaria avançando em alguns aspectos. Contudo, como a própria ameaça fascista à Carol Dartora deixa claro, não se pode considerar que há um avanço da esquerda: a extrema-direita fascista está tão à vontade que está ameaçando as únicas concessões que a burguesia fez à esquerda paranaense. E, nesse caso, o caráter de extrema-direita das ameaças fica ainda mais claro: dos vereadores negros eleitos pelo PT na capital paranaense, uma é a própria Carol Dartora, professora e dirigente da APP-Sindicato. O outro é Renato Freitas, advogado, baleado pela Guarda Municipal durante a campanha eleitoral em 2018 por distribuir um panfleto e perseguido pelo aparato de repressão em diversas ocasiões.

Se os aliados mais próximos do presidente ilegítimo Jair Bolsonaro não saíram como grandes vencedores nessas eleições, isso se deu somente porque a burguesia não viu necessidade em impulsionar a extrema-direita. Como as eleições municipais são muito mais controladas e menos politizadas, a direita não precisou lançar mão da mesma operação de 2018, quando apoiou em peso Jair Bolsonaro para impedir que o PT vencesse as eleições. No entanto, os “pais do bolsonarismo”, os mesmos setores que apoiaram a eleição de Bolsonaro, não irão combater o fascismo, e estarão prontos para apoiar o fascismo quando julgarem necessário.

Para a esquerda, o movimento negro e para todos os oprimidos, não há qualquer saída possível por meio de um acordo com a direita golpista. É preciso derrubar nas ruas o governo Bolsonaro e organizar a autodefesa dos trabalhadores para enfrentar, nas ruas, as provocações da extrema-direita.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas