Faça sua inscrição
Curso inicia na próxima terça-feira, ainda da tempo de se inscrever!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
2020.12.16 46 Universidade de Férias
Arte de divulgação do curso "O que foi o stalinismo: uma análise marxista" | Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira, 05 de janeiro, começa a 46º edição da Universidade de Férias, com o tema “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”. Com 1.000 participantes confirmados e mais de 600 inscritos, o curso realizará uma análise marxista sobre o fenômeno político e social do Stalinismo.

O que foi o Stalinismo, uma análise marxista, será ministrado pelo presidente do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta, que possui mais de 40 anos de militância revolucionária e é considerado um dos mais destacados intelectuais marxistas do Brasil. Ao longo destes dois meses serão cerca de 40 horas de curso, organizadas em 16 exposições e que contará com a emissão de um certificado aos participantes.

O curso por sua vez, possui uma importância decisiva para além do que aconteceu, é crucial para entender o que acontece e qual a política a ser adotada no próximo período tendo em vista o incentivo da burguesia a uma série de condutas típicas dos stalinistas que permeiam a esquerda pequeno-burguesa que já se mostraram falidas e um verdadeiro fiasco para a luta da classe operária. A formação teórica de seus militantes é preocupação constante do PCO, levando em conta que a teoria somada a pratica é que faz os quadros ativos do partido a desempenhar um papel fundamental na luta contra a burguesia.

O curso acontecerá nos meses de janeiro e fevereiro às terças e quintas no período da noite, ao vivo para todos os que se inscreverem na Universidade Marxista. É importante assinalar que a compreensão do stalinismo é essencial para a luta revolucionária nos dias de hoje; longe de ser um assunto do passado, trata-se de uma questão do presente, candente.

Esta edição da Universidade será a maior da história do Partido. Os militantes do PCO de todas as células existentes no Brasil e no exterior vão participar, bem como filiados e simpatizantes que atuam no movimento estudantil, nos sindicatos e nos demais partidos de esquerda. O tema do stalinismo chama muita atenção e se verifica uma enorme curiosidade entre o ativismo de esquerda sobre a questão. Em geral, a esquerda se confunde com a questão do stalinismo, por não compreendê-lo adequadamente. Já a direita imperialista se aproveita do stalinismo para realizar sua tradicional propaganda anticomunista.

As aulas serão complementadas por um material de estudo que será disponibilizado no site da Universidade Marxista, com textos teóricos inéditos, verbetes e materiais adicionais de pesquisa e estudo. A leitura atenta dos materiais selecionados é um passo importante no aprofundamento da compreensão sobre o tema.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. Este valor é necessário para o custeio das atividades e também para sustentar o projeto Universidade Marxista, que tem outros cursos à disposição do público (Fascismo: O que é e Como Combatê-lo e A Revolução Chinesa). Como explicavam os bolcheviques, sem dinheiro é impossível fazer revolução. Um partido operário depende da contribuição dos trabalhadores, militantes, filiados e simpatizantes para poder se organizar e intervir na luta de classes.

Não perca tempo, faça já a sua inscrição e venha participar de mais esse evento de formação teórica promovido pelo Partido da Causa Operária. Para se inscrever acesse o endereço da Universidade Marxista na internet (universidademarxista.pco.org.br) ou entre em contato com o militante mais próximo de você ou procure a Secretaria de Organização do PCO no telefone: +55 (11) 9 9741 0436 ou pelo e-mail: [email protected]

Programação completa do curso:
1° Parte – 1924 – 1933
1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
2. Burocracia, a URSS
3. A primeira etapa
3.1 – na URSS
3.2 – na III Internacional
4. A luta interna
4.1 – Revolução permanente
4.2 – Industrialização
4.3 – Socialismo em um só país
5. A revolução chinesa
6. A segunda etapa
7. Processos de Moscou
8. A coletivização forçada
9. O terceiro período
2° Parte – 1934 – 1948
1.As frentes populares
1.1 – França
1.2 – Espanha
2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
3. A guerra e a derrota do nazismo
3.1 – O expurgo no exército
4.O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
4.1 – Itália, França e Grécia
4.2 – Ialta
4.3 – A democracia
4.4 – O leste europeu
4.5 – A divisão da Alemanha
5. Plano Marshall e leste europeu
3° Parte – 1948- 1991
1. Terror no Leste: os processos de praga
2. A revolução chinesa e a revolução mundial
2.1 – As revoluções stalinistas
3. A guerra fria, a coexistência pacífica
4. Morte de Stalin, Krushov
5. Crise no Leste (53-56)
6. Brezhnev
7. 1968
8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
9. Polônia, Gorbachov e a restauração
10. Colapso da URRS
11. Stalinismo e a cultura

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas