Estudar para a luta revolucionária
Participe da Escola Marxista e adquira já o principal material do curso, o livro “Bolchevismo e stalinismo”

Por: Redação do Diário Causa Operária

Para dar continuidade ao processo permanente de formação política do Partido da Causa Operária, participe da Escola Marxista e adquira já seu principal material de estudo: o livro “Bolchevismo e stalinismo”. O texto escrito pelo  pelo dirigente da Revolução Russa, Leon Trótski, conta com tradução inédita e notas esclarecedoras das edições Causa Operária. Assim, ele servirá de base para a continuação da discussão sobre o stalinismo, iniciada e amplamente debatida nesta última Universidade Marxista de janeiro e fevereiro. 

Por que participar da atividade?

“Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem… a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.”

Como já explicou Marx, sem o conhecimento devido de nossa história, a história da luta de classes, é impossível elaborar uma estratégia política ou mesmo compreender a realidade. Uma parte fundamental dessa história, é justamente o mais acabado emblema da revolução e da construção de um estado operário, o exemplo dos soviéticos. Além dele, um de seus principais inimigos é de importantíssima análise para a classe trabalhadora: a anomalia stalinista responsável pelo estrangulamento da revolução não só na Rússia, mas em todo o mundo.

Hoje, parte da esquerda busca reviver a figura monstruosa de Stálin para caluniar e perseguir a esquerda revolucionária. Como também, a mesma esquerda pequeno burguesa, utiliza-se de métodos burocráticos e fracassados típicos do stalinismo. Pois bem, por um lado não é de grande preocupação as fantasias de RPG de alguns militantes de classe média da esquerda. Mas por outro é necessário pôr um fim nas confusões stalinistas para esclarecer as verdadeiras doutrinas marxistas e estratégias da esquerda capazes de libertar a classe trabalhadora das garras da burguesia. 

Sendo assim, o estudo do que foi o stalinismo é fundamental para a formação da classe trabalhadora e da população de conjunto. Para tal, quem mais se não o maior teórico e revolucionário da época para servir de base para o curso? Trotski, não só combateu ferrenhamente o stalinismo mas também organizou a esquerda para formar a Quarta Internacional Comunista, colocando um ponto final na política destrutiva da burocracia soviética.

Exatamente por isso, o companheiro deixou inúmeros materiais para o estudo detalhado do stalinismo, todos de máxima importância para qualquer militante da esquerda. Um deles é justamente o objeto de estudo da Escola Marxista, o livro “Bolchevismo e stalinismo”, que busca, objetivamente, provar que o stalinismo é o oposto do bolchevismo e do marxismo, e que sua influência brutal foi responsável por sufocar a revolução no século XX. O livro, também contará com tradução atualizada e diversas notas históricas e políticas adicionadas pela editora Causa Operária. Trata-se de um material integralmente imprescindível.

Como participar da atividade

A Escola Marxista somará um conjunto de cursos ministrados pelos militantes do PCO com base no que foi passado na Universidade de Férias. Serão cursos mais curtos, com duração de apenas algumas horas e serão realizados em diversas cidades do Brasil até o mês de Junho. Para participar, basta entrar em contato com qualquer militante do partido ou se inscrever no site da Escola Marxista.

O principal material do curso, o livro “Bolchevismo e stalinismo”, pode ser adquirido também no site da Escola Marxista, como também na Loja do PCO.  Uma vez adquirido, por apenas 25 reais, o livro já garante participação em qualquer uma das aulas da Escola Marxista. Caso o companheiro opte por apenas acompanhar a aula, o custo simbólico para participação é de 10 reais.

Será uma versão mais simples e acessível do que está sendo discutido no curso da Universidade de Férias, cujo tema é “O que foi o Stalinismo? Uma análise marxista”, o maior curso de formação política e mais bem sucedido em toda a história da esquerda nacional. Ele terá o encerramento de sua primeira parte nesta terça-feira (16). Para se inscrever e ter acesso a todo o conteúdo, basta se inscrever no site https://universidademarxista.pco.org.br/.

A Escola Marxista é mais uma das várias iniciativas do PCO para a formação política de seus militantes, da classe trabalhadora e de toda a população. Nas escolas e

universidades, o marxismo e a política são arduamente perseguidos, por isso, o PCO busca criar um amplo espaço de estudo e de ensino para a esquerda. Após a brilhante Universidade de Férias sobre o “O que foi o stalinismo”, que aconteceu por uma plataforma digital profissional do partido, as aulas agora passam a acontecer em todos os bairros que o partido conseguir realizar. 

Os cursos sobre “Bolchevismo e stalinismo” serão realizados, então, de forma híbrida, tanto presencial como online. Entre em contato para participar das aulas na sua cidade, ou mesmo, para organizar o curso em seu bairro, município, escola ou universidade. 

A teoria marxista é um conhecimento primordial para a população e deve ser divulgada da forma mais ampla possível. Não deixe de adquirir o material, conhecer, participar, e ajudar a difundir o mais acabado conhecimento da realidade, que se propõe não só a compreendê-la, mas a transformá-la.

Send this to a friend