Futebol
A rede austríaca Red Bull, que controla o Bragantino desde 2019, mudou o nome e o escudo do time. O nome do clube será Massa Bruta e o time Red Bull Bragantino.
escudo-rb-bragantino
Novo distintivo do Bragantino. Imagem: reprodução. |

O Bragantino, time tradicional do interior paulista, mudou de nome e de escudo a partir do dia 01 de Janeiro de 2020. Controlado pela rede austríaca de energéticos Red Bull desde o segundo semestre de 2019, o clube vai se chamar Massa Bruta e terá o escudo similar ao dos times que são geridos pela rede, como o Reb Bull de Leipizig. O nome do time será Reb Bull Bragantino.

A transformação anunciada significa, ao final, a destruição do tradicional clube, que já chegou até a ser vice-campeão brasileiro. O Bragantino contribuiu para a escrita da história do futebol brasileiro e, em especial, do futebol paulista.

A mudança do distintivo do clube é um crime cometido contra a sua história, contra a história, tradições, contra a torcida e até mesmo contra a história da cidade de Bragança Paulista.

A concepção de clube-empresa vai de encontro aos interesses dos capitalistas, que querem expropriar o futebol do povo e utilizá-lo como meio de lucro. No caso, trata-se da compra de um time brasileiro por uma empresa estrangeira, de um país europeu e imperialista.

As torcidas organizadas devem se mobilizar para impedir que os clubes de futebol, verdadeiros patrimônios do povo e expressão da cultura popular, tornem-se empresas a serviço dos interesses dos capitalistas nacionais e estrangeiros. A burguesia trava uma permanente guerra contra o futebol e a cultura popular.

 

 

 

Relacionadas