A tendência dos trabalhadores intervirem politicamente

capa-cotv-trabalhadores-politicamente

A rápida e forte mobilização para evitar a prisão de Lula surpreendeu a todos e colocou a classe operária em movimento novamente, mas desta vez a presença de operários se mostrou muito mais significativa do que nas manifestações contra o golpe. Entenda melhor vendo o trecho específico em Causa Operária TV (COTV) em:

“O fato de haver uma porcentagem bastante grande de operários na mobilização em São Bernardo mostra a tendência dos trabalhadores a intervir politicamente, por também a pressa de se prender Lula. Dado o tempo para se fazer o trabalho de esclarecimento, uma agitação política das fábricas, qualquer tentativa de prisão do Lula seria uma coisa totalmente inviável.

No momento em que Lula decidiu não se entregar, a burguesia ficou incapaz de ir para cima dele. As declarações do Merval Pereira falavam que Lula não se entregar seria uma política insurrecional, uma política do Partido da Causa Operária (PCO). O que indicou a colocação dele foi o medo da burguesa de se defrontar com a população. Os golpistas vêm levando esse golpe adiante por meio da astúcia política, da enrolação e evitando o confronto.

Os golpistas procuraram ganhar na guerra da propaganda procurando anestesiar a população, colocando os coxinhas na rua para dar a impressão de que não havia oposição ao golpe, mas quando o Lula se refugiou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, colocou a situação política em um impasse extremamente grave. Tanto é assim que os militares não apareceram para ameaçar, a Polícia Federal falou que não iria prender Lula em meio a multidão, Alckmin queria colocar a Polícia Militar e foi refutado.

Criou-se um impasse, que revela que todo o problema do Golpe é a falta de resistência, na hora em que existem reações como a que se pode ver com Lula mostra que os golpistas estão ganhando a partida sob a base da falta de atividade da oposição em geral.”

Contribua com a Causa Operária TV para que haja uma programação melhor, com mais qualidade visual e mais diversidade de conteúdos. A Causa Operária TV é um esforço do PCO, que se receber apoio dos demais pode ficar cada vez maior.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-causa-operaria-tv-fevereiro