“A situação vai se polarizar independentemente do resultado do julgamento”, diz Rui Costa Pimenta na TV 247

download (7)

No programa semanal na TV 247, Análise Política, o companheiro Rui Costa Pimenta analisou o julgamento do habeas corpus de Lula no STF e a luta contra a prisão do ex-presidente.

Rui explicou que independentemente do resultado do julgamento, a situação política no País vai se polarizar ainda mais. A crise interna no STF e dos próprios golpistas colocou em dúvida se Lula terá ou não o habeas corpus acatado. Embora a tendência dos golpistas seja prender Lula, é impossível saber o resultado do julgamento.

Por isso, parte da direita, incluindo aí os militares, deu declarações ameaçando um golpe militar caso a decisão seja favorável ao habeas corpus. Segundo Rui, isso mostra que a situação política vai se polarizar ainda mais. Se Lula perder, será preciso uma mobilização que não deixe prender. Se Lula ganhar, embora seja um resultado importante para a esquerda, ele é momentâneo e será preciso se mobilizar contra a direita que já mostrou estar disposta a usar da força para garantir seus planos.

Sobre isso, Rui explicou que as “Forças Armadas são a quinta instância dos golpistas”, ou seja, que se o Judiciário não der conta, os militares estão preparados para intervir no golpe. Rui ainda afirmou que dentro das Forças Armadas existe “um clima em favor do golpe” e que o esclarecimento do que está acontecendo no País “ainda é incipiente”, o que facilita colocar em marcha o golpe militar.

A situação política exige uma mobilização massiva da esquerda. Essa é a única arma que o movimento contra o golpe tem para garantir que Lula não seja preso e garantir que a direita não aprofunde a ditadura no País, conforme já ameaçaram os militares.

A Análise Política com Rui Costa Pimenta vai ao ar ao vivo todas as terças, às 16 horas, na TV 247: