Menu da Rede

Anterior
Próximo

Lula ou nada

A importância de Lula na situação política

Lula é figura chave na luta política, sua defesa é fundamental para toda população.

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Hoje, às ruas em defesa de Lula – Marcelo Brandt/G1

Publicidade

Neste sábado ocorre em duas das principais cidades do país atos em defesa dos direitos democráticos de Lula, organizando a mobilização por sua candidatura em 2022. Os atos são um chamado do próprio Lula, após reunião com o Comitê Nacional Lula Livre, organização impulsionada pela base dos partidos de esquerda, sobretudo do PT, desde sua prisão em 2018.

Todo este fenômeno político, de mobilização em defesa do ex-presidente, revela um dado fundamental para a luta política brasileira: Lula é peça chave, e sua presença na eleição, mudará todo o quadro existente. Enquanto a esquerda pequeno-burguesa lança-se na iniciativa de colocar toda a classe trabalhadora a reboque da burguesia, com a chamada frente ampla, Lula aparece como uma figura antagônica a toda esta situação, como a alternativa natural para os trabalhadores frente ao golpe de Estado.

Ao contrário de uma candidatura como Haddad, junto aos capitalistas, Lula é visto pela burguesia como um real inimigo. Sua candidatura é boicotada a todo o custo, impedida de ser concretizada por meio das instituições burguesas graças à dura perseguição política. O ex-presidente é visto com toda esta seriedade pelos golpistas, dada a forte influência política que tem com a classe trabalhadora.

Lula foi perseguido, preso e teve contra si uma histórica perseguição política. Se Lula é visto como uma liderança, a sua candidatura é vista como uma posição de luta contra o regime político. Ao defender a candidatura de Lula, o povo se vê obrigado a se mobilizar, lutar contra os golpistas, não podendo confiar nas instituições burguesas, pois são estas que perseguem o ex-presidente.

Toda esta situação cria em torno da defesa de Lula uma mobilização contra o regime político e contra a ditadura golpista. Lula torna-se, assim, um polo de atração de todos os setores oprimidos e um impulsionador da polarização política no país.

Dessa maneira, a defesa de seus direitos democráticos não é apenas a defesa dos direitos de todo o povo brasileiro, mas sim uma política de ruptura com os golpistas. A defesa em torno de Lula candidato traz consigo a defesa de uma nova constituinte, do fim da operação Lava Jato e libertação de todos os presos políticos, como também da defesa de um governo dos trabalhadores. Nestas questões que se concentram a real importância de Lula em todo o cenário político.

Por isso, é um dever de todas as organizações de esquerda lutarem pelos direitos políticos do ex-presidente Lula. Esta luta é fundamental para a mobilização geral da classe trabalhadora, pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas. Assim, os atos deste sábado são fundamentais para dar o tom inicial a esta campanha, levar os ativistas às ruas, movimentar os militantes, para uma importante campanha de agitação em torno dos trabalhadores.

Neste sentido, prova-se a importância dos mutirões semanais, dos atos e das mobilizações em torno de Lula candidato em 2022. É importante, assim, que o dia de hoje impulsione muitas outras manifestações, nesta que precisa ser a principal campanha de 2021.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Trótski: vida e obra | Curso completo (35ª Universidade de Férias do PCO)

182 Visualizações 3 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend