A Folha mente: banco russo não congelou contas da estatal venezuelana de petróleo PDVSA

Screen Shot 2019-02-18 at 5.22.45 PM

Da redação – O jornal golpista Folha de S. Paulo, que sempre se refere ao presidente legítimo da Venezuela como “ditador”, revelou um certo afobamento ao manipular notícias em sua propaganda contra o governo venezuelano. Nesta segunda-feira (18), a Folha reproduziu uma notícia falsa da Reuters contra a Venezuela, que afirmava que o banco russo Gazprombank teria bloqueado dinheiro da PDVSA, estatal petroleira venezuelana.

A notícia foi publicada pela Reuters no domingo (17), e foi reproduzida pela imprensa golpista venezuelana. A PDVSA desmentiu essas notícias por sua conta oficial no Twitter.

 

 

Diversos órgãos de imprensa russos reproduziram o desmentido publicado pela PDVSA, incluindo as agências de notícias TASS e Sputnik, além do site do canal de TV RT. No site da RT a notícia foi desmentida ainda no domingo.

A Folha reproduziu a notícia falsa juntando-se a um esforço coordenado de propaganda contra o governo de Nicolás Maduro. Trata-se de uma propaganda de guerra, inclusive com mentiras dirigidas a abalar a confiança do povo venezuelano para fragilizar o apoio ao governo.

No dia 23 termina o ultimato dado pelo imperialismo ao governo Maduro, que seria obrigado a aceitar a “ajuda humanitária” que Trump quer infiltrar no país, em uma manobra para invadir o país e tentar legitimar o capacho juan Guaidó como presidente. Um presidente sem nenhum voto, porque Trump, seu único eleitor, não tem direito a votar na Venezuela.