A falta de espírito de decisão do PT

Ouça um trecho da análise política da semana, na Rádio Causa Operária. Nesse trecho, o companheiro Rui Costa comentou o tema “A falta de espírito de decisão do PT”:

“Bom, uma coisa lamentável que está acontecendo aqui, e a gente precisa dizer com todas as letras, é como sempre a inatividade do PT. A direção do PT se reuniu em Salvador e tirou um plano de lutas que a gente assinalou como sendo um plano de lutas muito fraco. O centro do plano de lutas era uma vigília, a ser realizada na segunda-feira próxima, porque havia a possibilidade do tribunal papá papá. Bom, já eu pessoalmente não entendo qual é o poder que tem essa vigília aí. Eu não sei se tem alguma coisa Sobrenatural que o pessoal faz durante a vigília que muda a realidade nacional. Pessoalmente eu acho que isso daí é uma xaroparada; é um negócio totalmente sem sentido e na verdade é uma tentativa de escapar…de adotar uma ação política mais séria. Bom, aparentemente essa vigília aí, agora então que o STF julgou a bola para o dia 4 de abril, as vigílias vão ser bem magrinhas. Tudo bem, vamos na vigília. Tudo que se possa fazer é alguma coisa mas que é uma coisa sem pé nem cabeça é uma coisa sem pé nem cabeça.

E agora os dirigentes do PT tão ameaçando aí a fazer um grande ato no dia 4. Vamos ver se esse grande ato no dia 4 acontece mas eles tanto tanto marcam e desmarcam esse negócio que eles desorientam Todo mundo. O cidadão já não sabe mais o que fazer. Se vai no ato…se não vai ter o ato…se não vão mudar o ato na última hora como fizeram em Porto Alegre. Isso tudo é uma política profundamente incorreta. Mostra falta de espírito de decisão absoluto, total. Dá a entender que você não quer fazer absolutamente nada sério. Tanto que a gente ao invés de falar “opa, vai ter o ato dia 4”, a gente fica com a sensação de que “será que vai ter mesmo esse ato no dia 4?”

Bom, logicamente que nós vamos convocar o ato dia 4, né. Mas nada indica que a direção do PT tem um plano sério para isso. Isso  daqui bate com…confirma o que foi dito anteriormente. A política da esquerda não vê esse processo como um processo de crise política nacional que se aprofunda. Eles veem esse processo como um conto de fadas, né. O Gilmar Mendes liberta Lula, junto com a Rosa Weber, que é um negócio assim meio escatológico de ver, né. Aí o Lula vai para a eleição e os advogados vão fazer tudo. Não é necessário a Participação Popular. Não vamos brigar. Vamos fazer nada. Vai dar tudo certo. Por que que vai dar tudo certo? ninguém sabe. Por isso também não há o ímpeto de fazer nada.

Diante da ameaça da questão do Lula, o correto seria chamar uma manifestação gigantesca em defesa do Lula, mas isso daí aparentemente tudo está fora dos planos do PT, do PT, da direção da CUT, tudo. Nós temos que insistir. Mostrar isso aí tudo é um erro; mostrar que o otimismo infundado de que tudo vai dar certo nos tribunais, papapá, é uma política completamente errada. Quem acompanhou o noticiário essa semana pôde ver a insatisfação da direita com que foi votado no STF, que não é nada. Só foi votado que eles podem discutir o habeas corpus pedido pela defesa do Lula. Só isso. Isso daí já causou mal-estar assim na burguesia total. Nós podemos esperar agora para essa semana um aumento dos ataques contra o pessoal do STF que tão votando; fica botando pressão por fora dos jornais também nos Bastidores. Vai ser uma coisa muito grande, tá. Vamos ver o que acontece. Mas a esquerda não tá preparada para isso, de jeito nenhum. Isso falando do PT que é quem se mexe minimamente em torno do problema. Se a gente for falar do PSOL, do PC do B, esses daí então. Esses aí eles ficam mandando, como é que se diz, cartãozinho de felicitações, né. Quando a pessoa está doente e ficam mandando cartãozinho “espero que você se recupere logo”, mas é só apoio emocional, né. Tem valor nenhum. Tão mandando cartãozinho pro Lula: “espero que você saia livre, eu não vou fazer nada  pra tirar você da fogueira, mas estou aqui torcendo por você enquanto faço minha campanha eleitoral.” No fundo, no fundo, quem já não percebeu que o cartãozinho ele é pérfido, né. Que o que a pessoa está pensando mesmo é “espero que você se afunde logo para eu pegar sua votação aqui e me levantar.”

Ledo engano de toda essa gente porque se passarem por cima do Lula a esquerda vai pagar um preço muito grande. Isso que eles não estão percebendo.”

Não perca o programa análise política da semana, todos os sábados, a partir das 11h30, ao vivo, no canal COTV do Youtube, e posteriormente adicionado na Rádio Causa Operária do Soundcloud.