Menu da Rede

Lei de segurança nacional

A esquerda não deve comemorar a prisão de Sara Winter

A Lei de Segurança Nacional não é um avanço no combate ao fascismo

Tempo de Leitura: 3 Minutos

Sara Winter e os 300 pelo Brasil – Imagem: Reprodução

Publicidade

Nesta segunda-feira (15/6), a Polícia Federal prendeu a militante bolsonarista Sara Winter, líder do acampamento intitulado “300 pelo Brasil” e  cumpriu mais cinco mandados de prisão contra integrantes da extrema-direita.

Sara Winter foi enquadrada na Lei de Segurança Nacional, criada durante os anos de chumbo da ditadura militar brasileira, e na lei de antiterrorismo. A esquerda pequeno-burguesa comemorou a ação de prisão, mas essa prisão é extremamente problemática para a própria esquerda.

A bolsonarista vinha fazendo provocações a Alexandre de Moraes e chegou a dizer que ele “nunca mais vai ter paz na sua vida”.

A prisão não passa de um episódio de uma briga entre os próprios golpistas. Diante do acirramento da briga entre Bolsonaro e alguns governadores, como Witzel e João Doria, com o avanço da PF nas investigações contra esses governadores, outros setores golpistas ligados aos governadores começaram uma perseguição à ala bolsonarista, com a prisão de seus integrantes como os “300 pelo Brasil”. Essa briga poderia ser classificada como uma guerra de quadrilhas.

Os presos nessa operação são pessoas extremamente insignificantes e sua prisão não representa nenhum ataque feroz ao bolsonarismo e ao avanço do fascismo. Sara Winter somente faz uma performance e propaganda do bolsonarismo e não passa disso. Não é sequer uma articuladora do movimento bolsonarista.

Sua prisão apenas representa uma medida ditatorial, pois está sendo presa por um acampamento e por algumas declarações. E essa medida pode voltar-se ferozmente contra a esquerda.

Isso porque a direta está usando esse grupo insignificante e sem apoio para lançar uma “ofensiva” contra a direita, mas que pode visar à esquerda. Ficou claro que, após os atos em Brasília, nos quais os integrantes do 300 pelo Brasil foram colocados para correr, e com o avanço das manifestações da esquerda contra os fascistas, foram postos em xeque os “movimentos” bolsonaristas nas ruas e que iriam ser escorraçados pela esquerda, deixando a extrema-direita desmoralizada.

Tanto foi assim que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), após esse ocorrido, enviou a PM nesse final de semana para retirar o acampamento dos 300 pelo Brasil com esse receio e não para combater a extrema-direita, pois sabemos que Ibaneis Rocha faz parte dessa mesma extrema-direita.

O risco de condenar qualquer atividade política

O enquadramento na lei de segurança nacional e na lei antiterrorismo é um enorme risco, pois Sara Winter não cometeu nenhum ato terrorista nem ameaça grave ao STF. Foram somente declarações, um acampamento e fogos que deixam o caminho livre para qualquer manifestação ou declaração ser considerada terrorista. A decisão é emblemática e, em certo sentido, é a condenação de todo tipo de atividade política que não seja meramente institucional. O que impediria o STF de enquadrar os movimentos antifascistas que se chocam com a polícia, bolsonaristas e forças armadas e depredações como ameaça à segurança nacional ou terrorismo?

A esquerda encampar essa campanha e aplaudir uma ala da direita em prender pessoas secundárias do bolsonarismo é uma campanha suicida, pois os movimentos de esquerda são muito maiores e em geral se chocam com as forças de repressão em todas as manifestações quando combativas.

Tem que ficar claro para a esquerda que o terrorismo é uma campanha da direita e do imperialismo para atacar e destruir países que se opõe à sua exploração, e a defesa dessas medidas antiterroristas é um tiro no próprio pé. Isso porque sabemos que a direita vai fazer uso dessas medidas para justamente enfrentar a esquerda e sua luta contra a exploração.

Um bom exemplo foi a lei da Ficha Limpa, comemorada pela esquerda, mas que não mudou em nada a corrupção e ainda serviu para impedir Lula de ser candidato nas eleições em 2018, ajudando na fraude eleitoral que levou Bolsonaro à presidência.

A esquerda pode ser alvo das mesmas acusações que defendeu. A comemoração da esquerda sobre as prisões e o enquadramento nessas leis de segurança nacional é a consolidação de um clima favorável em torno desse assunto e será mais fácil colocar em prática essas medidas antidemocráticas.

A esquerda não pode pedir o enquadramento ninguém da lei de segurança nacional e sim que pedir a extinção da lei antiterrorismo e de segurança nacional, criada pela ditadura militar para perseguir a esquerda.

Existem diversas maneiras de combater o bolsonarismo e a extrema-direita. Combater o fascismo com medidas institucionais em um governo controlado pela extrema-direita somente irá levar os trabalhadores à derrota e a instalação de um regime fascista no Brasil. As manifestações que estão ocorrendo mostram o caminho reto para derrotar a direita: nas ruas e colocando os fascistas para correr.

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sandra
sandra
1 ano atrás

Mas eu nao vejo a esquerda comemorando mas sim debochando dessa treta toda entre eles.

teste
teste
1 ano atrás

Alguém pensa na esquerda que milagre

Franco Pomentel
Franco Pomentel
1 ano atrás

Se pensarmos bem essa prisão é o inicio do combate ao facismo e ultra direitismo que ameaça todas as instituição semidemocratica
Manter a democracia, a liberdade de ir, vir e escolher é muito mais salutar a todos que uma ditadura nazista.

Leandro França
Leandro França
1 ano atrás

Não esqueça que ela e o acampamento sempre se colocaram como militância armada, após o episódio dos rojões contra o STF quem garante que eles não poderiam atirar?

Leonardo Andrade
Leonardo Andrade
1 ano atrás

1-) SIM = A H—E—R—O—Í—N–A SARA WINTER NÃO PODERIA SER PRESA COM BASE EM NADA do que fez. 2-)De resto, É RUIM de V—-A—-G—-A—-B—–U—-N—–D——O MACONHEIRO-COMUNISTA (ou simplesmente MARGINAL inútil) enfrentar a direita nas ruas e nos colocar para correr. 3-) #FechadoComBolsonaro 4-) #Bolsonaro2022 5-) Ponto.

JOSÉ CLAUDIO
JOSÉ CLAUDIO
1 ano atrás

MUITO INTERESSANTE O LINGUAJAR DAS PESSOAS DO BEM… BOLSONARO É UM ZERO A ESQUERDA, IMAGINE SEUS APOIADORES… VCS ME FAZEM RIR !
 

Luiz Henrique Araújo dos Santos
Luiz Henrique Araújo dos Santos
1 ano atrás

“Mandato”? Sério?

eric cartman
eric cartman
1 ano atrás

PCO foi tanto para a esquerda que já alcançou a direita hahahahahaha

Hakamiah
Hakamiah
1 ano atrás

É difícil dizer que eles “não fizeram nada grave”. Tem ameaças sim, eles se colocaram claramente como um grupo armado. É muito diferente da maioria dos grupos de esquerda. Veja, é realmente um embate de duas quadrilhas, mas grupos de esquerda não se colocam dessa forma de “luta armada” e nem têm feito ameaças diretas às instituições, falando palavras de baixo calão…

Rogerio
Rogerio
1 ano atrás
Reply to  Hakamiah

Pesquisa um pouco no YouTube, a esquerda sempre falou coisas absurdas. Sendo assim todo esquerdista teria que ser preso.

Juciê
Juciê
1 ano atrás
Reply to  Hakamiah

Grupos de esquerda não se colocam de forma armada, nem ameaçam as instituições?! Sabe de nada inocente…

Paulo Marques
Paulo Marques
1 ano atrás

Comunista que defende democracia?
Parece que esse pessoal perdeu alguns episódios da história nesses últimos 102 anos.

Marta
Marta
1 ano atrás

A esquerda é burra demais para raciocinar essa situação toda. Que continue dando tiros no pé!!!!!

johnny
johnny
1 ano atrás

Acertaram o o intuito certinho. O que fazem a sara, irão mesmo fazer a qualquer um, Só erram a não ver que o stf são exatamente vcs..Causo não fosse ja teria prendido antifas na rua por quebrarem e depredarem, ah queimar bandeiras do brasil e lamentar uma ditadura imaginaria. Foras as fakes news desse texto, as inverdades e a ilusão que são democráticos, mesmo não respeitando uma eleição democrática, vcs estão certo em temer mesmo…só esquecem que são vcs mesmo que estão causando o caos dos quais temem e insistem combater.

JOSÉ CLAUDIO
JOSÉ CLAUDIO
1 ano atrás

Só sei de uma coisa, o Brasil beirando 50.000 mortes pela Covid-19, Bolsonaro preocupado com o próprio umbigo e com o rabinho dos filhos, apoiadores Bolsonaristas desde sempre com aglomerações em Brasilia, desrespeito ao STF, BOZO querendo empurrar um remédio goela abaixo dos doentes, Abraham, o Ministro da Falta de Educação cagando e andando para seu Ministério, mais preocupado com suas piadinhas sem graça, Ricardo Salles querendo passar a boiada, o novo Ministro da Justiça trabalhando de “segurança” do Palhaço com histórico de atleta, o Diretor da fundação Zumbi é a própria reencarnação do Hitler Negro, se é que pode… Read more »

Lucas dos Anjos
Lucas dos Anjos
1 ano atrás

Sou apoiador do Bolsonaro e quem pensa que o STF vai apenas perseguir apoiadores do governo estão muito enganados.

https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/15/stf-censura-sites-e-e-manda-retirar-materia-que-liga-toffoli-a-odebrecht.ghtml

Juciê
Juciê
1 ano atrás

O único fato nessa balela toda é que o mal que vocês promovem se voltará contra vocês.

Mall
Mall
11 meses atrás

Ta pra existir um artigo mais desinformado e tosco pra defender nazista que ameaça violencia para instaurar um regime no qual abertamente prega a tortura, perseguição e morte da esquerda. Não sei se é vontade de lamber bota de fascista ou realmente uma total desinformação sobre quem realmente é, e o que realmente faz. Neste caso, seria melhor nao escrever sobre algo que desconhece. As vezes parece que so faltam deitar pra ditadura cavalgar por cima.

rafael
rafael
11 meses atrás
Reply to  Mall

Estude um pouco sobre o que é fascismo, observe e escute mais de diferentes fontes. E assim acredito que se você for uma pessoa de bem verá que o Brasil para todas as pessoas de bem estava sendo roubado na cara dura, e não é pelo Bolsonaro que lutamos e sim por um Brasil sem corrupção, sem dinheiro na cueca, sem mensalão ou petrolão.

Vitor Lara
11 meses atrás
Reply to  Mall

Ficou claro aqui que quem não conhece sobre o assunto é você companheira. Em nenhum lugar do mundo nos ultimos 100 anos o fascismo foi barrado através de processos judiciais, em todos os lugares em que ele recuou ou foi derrotado foi devido a ação direta dos trabalhadores e da esquerda.

Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Análise Política da Semana, com Rui Costa Pimenta (REPRISE)

543 Visualizações 2 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend