Em tempos de ditadura
O encerramento do blog Nocaute mostra a necessidade de todos apoiarem e lutarem por uma imprensa verdadeiramente de esquerda, combativa e operária
fernando_morais-1280x720
O jornalista Fernando Morais | Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (30), o Blog Nocaute, do jornalista Fernando Morais, anunciou o encerramento de suas atividades. Era uma página de esquerda, que sempre procurava mostrar os fatos e notícias de um ponto de vista diferente do da imprensa capitalista. O Nocaute contava também com um canal de Youtube, o qual inclusive já fez uma entrevista do companheiro Rui Costa Pimenta e cuja última atração foi a exibição da minissérie Entrevista com Putin, de Oliver Stone.

Os motivos alegados pelo companheiro Fernando Morais para o fechamento de sua página é a ausência de fundos para mantê-la. Apesar de receber doações dos seus admiradores, os custos de aluguel para uma sede, de manter o domínio da internet e dos funcionários que trabalhavam para a página são proibitivos e tornam a prática jornalista quase que uma exclusividade de grandes grupos capitalistas.

O encerramento do Nocaute mostra o quão difícil é manter um veículo de imprensa de esquerda nos momentos atuais, em que o regime fica mais ditatorial a cada dia que passa. É algo a ser lamentado por todos os setores progressistas e democráticos da sociedade, que lutam pelos interesses da classe trabalhadora e da população oprimida em geral. Diante desse fato e das dificuldades que sempre se apresentam, é importante lembrar que a imprensa de esquerda deve ser apoiada pelos trabalhadores porque ela é um instrumento de sua luta.

Nesse sentido, o Diário Causa Operária expressa todo o seu apoio ao Nocaute e aproveita a situação para relembrar do ataque sofrido por ele da parte de hackers de extrema-direita, que tentaram destruir todo o conteúdo do site, se utilizando de métodos fascistas para tentar calar uma imprensa que expressa posicionamentos e opiniões que os incomodam.

A imprensa operária e de esquerda, combativa, deve ser defendida por toda a classe trabalhadora e por todas as pessoas que lutam pelos direitos da população. O fechamento forçado do Nocaute por falta de fundos e os ataques sofridos por este Diário da parte da extrema-direita são situações as quais qualquer outro órgão que procura combater a direita e o reacionarismo pode enfrentar em um futuro não tão distante.

O encerramento do blog parceiro é lamentável e todos esperamos que sua volta seja rápida. O melhor que se pode fazer no momento, diante disso, é procurar apoiar e lutar para que se construa, cada dia mais, uma imprensa alternativa, de esquerda, operária, mais forte e que possa fazer frente aos meios capitalistas monopolistas que mais manipulam e desinformam do que qualquer outra coisa.

Relacionadas