Método científico

A crítica como método da luta política

A esquerda pequeno burguesa tem total oposição ao método da crítica, pois este revela sua política oportunista e de conciliação com a direita golpista

As recentes críticas do Partido da Causa Operária (PCO) a política da Frente Ampla, do PSOL e, em especial, a política de Guilherme Boulos tem causado um grande alvoroço e histeria dentro da esquerda pequeno burguesa.

A esquerda pequeno burguesa tem uma profunda aversão a debates e críticas, pois assim poderiam tomar qualquer decisão sem maiores consequências entre os trabalhadores. Nesse momento de profunda crise política e de avanço da extrema direita, a esquerda procura evitar de todas as maneiras o debate sobre posições e decisões políticas, pois procuram se apoiar na chamada direita “civilizada” como Rodrigo Maia, FHC e outras figuras da direita tradicional.

Os debates políticos e as críticas são métodos para o avanço da sociedade. O debate de posições, apontamentos e até denuncias servem para esclarecer o que está ocorrendo e o que pode ocorrer, em especial na política. Na política, as críticas servem para levantar pontos, argumentar e comparar com situações que já ocorreram em períodos anteriores. Sempre no sentido de esclarecer as posições políticas.

O avanço nas ciências e o progresso da humanidade se deu através de críticas e grandes debates que permitiram o esclarecimento e aprimoramento de idéias.

Um bom exemplo foi o que ocorreu com as críticas a Guilherme Boulos que deixou Valério Arcary (ex-PSTU e agora PSOL). Vários argumentos foram apresentados sobre a candidatura e a postura de Boulos e Erundina, no sentido de evidenciar o caráter político da chapa e mostrar que não há nenhuma luta contra Bolsonaro nisso e Valério Arcary, em vez de discutir, apenas respondeu “mentirosas”, “caluniadoras”, “delirantes” sem rebater os argumentos.

Um excelente exemplo do porquê a esquerda pequeno burguesa não quer que haja críticas ou debates polêmicos, pois revelam a demagogia e a falta de clareza política. A resposta de Arcary mostra bem a campanha contra críticas entre a esquerda.

A crítica é um método científico e fundamental em todos os aspectos da vida política. Não serve para destruir, a não ser posições sem argumentos e enganadoras, mas de maneira democrática argumentar e tirar conclusões.

No momento político em que vivemos, a arma da crítica é fundamental para esclarecimento e avanço dos trabalhadores na luta contra o golpe e o governo fascista de Jair Bolsonaro.

Gostou do artigo? Faça uma doação!