Participe você também!
Os cursos de formação do PCO são um instrumento efetivo e real na da luta política da classe trabalhadora
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
IMG_7063-oa5w3u8ikr4rlz2i12cagbjf4i1hs39o33tuczesrk
43ª Universidade de Férias: fascismo o que é e como combatê-lo parte I | Foto: Diário Causa Operária

A 46ª Universidade de Férias será realizada pela Fundação João Jorge Pimenta em conjunto com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e acontecerá em janeiro e fevereiro de 2021.

Nesta edição da Universidade, a meta é inscrever 1000 pessoas e  700 já estão confirmadas em menos de um mês de campanha militante de divulgação do curso. Isto revela o grande interesse que existe em torno da elaboração política e teórica do Partido da Causa Operária e a influência que o partido exerce no cenário político no último período, sobretudo em relação aos acontecimentos desde o golpe de estado de 2016.

O curso terá como tema:  O que foi o Stalinismo, uma análise marxista, no qual será abordada a história e a política da burocracia soviética que levou o primeiro estado operário da humanidade ao seu fim. O objetivo é justamente acabar com o mito do stalinismo e mostrar, à luz do marxismo, o que realmente aconteceu. O tema escolhido, por sua vez, possui uma importância decisiva para além do que aconteceu, é crucial para entender o que acontece e qual a política a ser adotada no próximo período tendo em vista o incentivo da burguesia a uma série de condutas típicas do stalinistas que permeiam a esquerda pequeno-burguesa que já se mostraram falidas e um verdadeiro fiasco para a luta da classe operária.

Os cursos de formação do PCO possuem muito mais que um caráter meramente acadêmico, são um instrumento político efetivo e real dentro da luta política assim como qualquer outra iniciativa de um partido revolucionário. É por esta razão que o partido mantém uma atividade constante de formação teórica sobretudo através da Universidade de Férias que teve início em 1998 já está em sua 46ª edição, sendo o curso de formação mais tradicional dentro de toda a esquerda, constituindo um verdadeiro patrimônio da esquerda revolucionária.

Os cursos ministrados nas Universidades de Férias que já tiveram os mais variados temas como a Revolução Russa , o Fascismo  e a vida e obra de grandes revolucionários como Lênin, serviram para, por exemplo, formar quadros do partido que hoje estão envolvidos e trabalhando na luta contra o golpe de estado, contra o governo Bolsonaro e em defesa dos direitos políticos do ex-presidente Lula.

Todas as edições anteriores da Universidade de férias foram presenciais e aconteciam durante aproximadamente 15 dias contando com uma série de atividades que vão além das aulas e exposições como campeonatos esportivos, atrações musicais, gincanas e confraternizações. No próximo ano excepcionalmente por conta da pandemia de coronavírus o curso da universidade de férias, pela primeira vez não acontecerá presencialmente e sim de forma virtual através da plataforma da Universidade Marxista montada pelos militantes do partido.

O curso sobre o Stalinismo  acontecerá no no endereço da Universidade Marxista na internet e terá início em 5 de janeiro de 2021 contando com uma carga horária de 40 horas distribuídas em 20 aulas que serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro em tempo real duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras no período da noite, todas as aulas no entanto ficarão disponíveis para serem acessadas assistidas por um ano.

As aulas serão ministradas pelo companheiro Rui Costa Pimenta, que além de presidente do PCO possui um amplo conhecimento sobre o marxismo. Os inscritos terão ainda à sua disposição vasto material didático elaborado e organizado pelos militantes, como verbetes, gráficos, bibliografia, textos, traduções, para complementar as exposições.

 

Confira a programação da 46° Universidade de Férias do PCO:

1° Parte – 1924 – 1933

1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
2. Burocracia, a URSS
3. A primeira etapa
3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

A luta interna
4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

5. A revolução chinesa
6. A segunda etapa
7. Processos de Moscou
8. A coletivização forçada
9. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

As frentes populares
1.1 – França

1.2 – Espanha

2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
3. A guerra e a derrota do nazismo
3.1 – o expurgo no exército

4. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

5. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

1. Terror no Leste: os processos de praga
2. A revolução chinesa e a revolução mundial
2.1 – As revoluções stalinistas

3. A guerra fria, a coexistência pacífica
4. Morte de Stalin, Krushov
5. Crise no Leste (53-56)
6. Brezhnev
7. 1968
8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
9. Polônia, Gorbachov e a restauração
10. Colapso da URRS
11. Stalinismo e a cultura

O Partido da Causa Operária convida a todos para participarem do curso, que de acordo com o que foi exposto acima será de grande importância política para qualquer um que o acompanhe. Se inscrevendo no curso você terá acesso ao curso e a todo material de apoio e ainda estará contribuindo com a construção e fortalecimento de um partido revolucionário que efetivamente está inserido e atuando na luta política real ao lado da classe operária. Para se inscrever acesse o endereço da Universidade Marxista na internet (universidademarxista.pco.org.br) ou entre em contato com o militante mais próximo de você ou procure a Secretaria de Organização do PCO no telefone: +55(11)9.9741-0436 e no email: [email protected]

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas